Coronavírus

Mesa Brasil atende mais de 7 mil pessoas carentes em Lages

Published

em

Voluntários do Mesa Brasil Sesc durante a arrecadação de alimentos Foto: Divulgação

O Programa Mesa Brasil Sesc atende 7.500 pessoas em situação de vulnerabilidade em Lages. Ele atua na distribuição de alimentos doados por parceiros, dentre outras demandas da comunidade.

No Estado, o programa opera em 70 municípios. As ações ganharam uma importância maior nos últimos dias, tudo por causa da situação de emergência provocada pela Covid-19, com o novo coronavírus.

De acordo com a coordenadora do programa em Lages, Rúbia Fernandes Sombrio, de janeiro até o último dia 15, o programa distribui 46.239,560 quilos de alimentos em comunidades carentes em Lages. Só durante o período da pandemia, a partir de 1 março a 15 de abril, foram entregues 19.974,54 quilos.

Uma das últimas ações aconteceu recentemente, no Dia D do Mesa Brasil. Na ocasião, foram arrecadados 2.207 quilos de alimentos não perecíveis.

A arrecadação foi feita nos supermercados Alvorada, Angeloni, Bistek, Myatã Coral, Myatã Copacabana, Fort Atacadista e no Encontro dos Amigos. A ação contou com o apoio de vários voluntários.

Os donativos, segundo Rúbia, foram entregues às instituições sociais cadastradas no programa, beneficiando aproximadamente 1.316 pessoas em situação de vulnerabilidade social da cidade. Coube a estas associações prepararem os kits de alimentos para a doação às famílias carentes.

Os alimentos foram entregues às seguintes entidades: Associação Amigos da Comunidade São Francisco de Assis (Bairro Habitação), Associação Catarinense de Apoio Social e Educacional à Família ( ACASEF), Associação Cruzada Espírita de Evangelização Educacional (Bairro Santa Clara e Novo Milênio), Associação de Moradores Bairro Guarujá (Bairro Guarujá), Cáritas Comunitária Loteamento Lourival Bets (Bairro Nadir e loteamento) e Cáritas Comunitária Vila Maria (Bairro Vila Maria).

Rúbia ressaltou a importância das ações de solidariedade do Mesa Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo ela, muitas pessoas estão sem condições de levar o sustento para casa. “Hoje temos muitos desempregados e muitas famílias precisam de ajuda”, declarou.

Como doar

As doações para o Mesa Brasil Sesc podem ser feitas pelo telefone (49) 98815-2520, cabendo aos membros do programa buscarem os produtos nas casas dos doadores.

Além de alimentos, as pessoas podem doar produtos de limpeza e de higiene pessoal, além de produtos perecíveis (hortifruti). “Agricultores, granjas de ovos, produtores rurais que têm excedentes podem colher o produto, o carro do programa vai até a propriedade buscar e, no mesmo momento, distribui nas instituições”, informou Rúbia.

Ela acrescenta que o Mesa Brasil Sesc atua em outras frentes. Segundo ela, está em curso, por exemplo, o projeto Envolva-se Máscaras para Todos, que tem por objetivo arrecadar materiais para confecção de máscaras.

A ideia é distribuir o material nas Instituições sociais gratuitamente, como forma de ajudar a combater a crise da pandemia do coronavírus.

Mesa Brasil em SC

O Mesa Brasil Sesc é desenvolvido em todo o Brasil. Em Santa Catarina, além de Lages, o programa opera em Blumenau, Chapecó, Joinville e na Grande Florianópolis, garantindo a arrecadação e distribuição dos alimentos doados por parceiros em 70 municípios.

Vem buscando mapear grupos e comunidades que estão em maior vulnerabilidade, articulando-se também com a Secretaria Estadual de Segurança Alimentar Nutricional de SC.

As equipes colocaram em prática um plano de ação, estabelecido especificamente para o enfrentamento do coronavírus, que contempla orientações sobre os procedimentos de segurança e equipamentos de proteção individual (EPIs) obrigatórios em cada etapa do processo, em conformidade com as recomendações das autoridades de saúde para conter a pandemia. Ao todo, são mais de 500 instituições sociais cadastradas em Santa Catarina.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com