Coronavírus

Mesa Brasil atende mais de 7 mil pessoas carentes em Lages

O Programa Mesa Brasil Sesc atende 7.500 pessoas em situação de vulnerabilidade em Lages. Ele atua na distribuição de alimentos doados por parceiros, dentre outras demandas da comunidade.

Notícias de Lages no seu WhatsApp

Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região

Entrar no canal

No Estado, o programa opera em 70 municípios. As ações ganharam uma importância maior nos últimos dias, tudo por causa da situação de emergência provocada pela Covid-19, com o novo coronavírus.

De acordo com a coordenadora do programa em Lages, Rúbia Fernandes Sombrio, de janeiro até o último dia 15, o programa distribui 46.239,560 quilos de alimentos em comunidades carentes em Lages. Só durante o período da pandemia, a partir de 1 março a 15 de abril, foram entregues 19.974,54 quilos.

Uma das últimas ações aconteceu recentemente, no Dia D do Mesa Brasil. Na ocasião, foram arrecadados 2.207 quilos de alimentos não perecíveis.

A arrecadação foi feita nos supermercados Alvorada, Angeloni, Bistek, Myatã Coral, Myatã Copacabana, Fort Atacadista e no Encontro dos Amigos. A ação contou com o apoio de vários voluntários.

Os donativos, segundo Rúbia, foram entregues às instituições sociais cadastradas no programa, beneficiando aproximadamente 1.316 pessoas em situação de vulnerabilidade social da cidade. Coube a estas associações prepararem os kits de alimentos para a doação às famílias carentes.

Os alimentos foram entregues às seguintes entidades: Associação Amigos da Comunidade São Francisco de Assis (Bairro Habitação), Associação Catarinense de Apoio Social e Educacional à Família ( ACASEF), Associação Cruzada Espírita de Evangelização Educacional (Bairro Santa Clara e Novo Milênio), Associação de Moradores Bairro Guarujá (Bairro Guarujá), Cáritas Comunitária Loteamento Lourival Bets (Bairro Nadir e loteamento) e Cáritas Comunitária Vila Maria (Bairro Vila Maria).

Rúbia ressaltou a importância das ações de solidariedade do Mesa Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. Segundo ela, muitas pessoas estão sem condições de levar o sustento para casa. “Hoje temos muitos desempregados e muitas famílias precisam de ajuda”, declarou.

Como doar

As doações para o Mesa Brasil Sesc podem ser feitas pelo telefone (49) 98815-2520, cabendo aos membros do programa buscarem os produtos nas casas dos doadores.

Além de alimentos, as pessoas podem doar produtos de limpeza e de higiene pessoal, além de produtos perecíveis (hortifruti). “Agricultores, granjas de ovos, produtores rurais que têm excedentes podem colher o produto, o carro do programa vai até a propriedade buscar e, no mesmo momento, distribui nas instituições”, informou Rúbia.

Ela acrescenta que o Mesa Brasil Sesc atua em outras frentes. Segundo ela, está em curso, por exemplo, o projeto Envolva-se Máscaras para Todos, que tem por objetivo arrecadar materiais para confecção de máscaras.

A ideia é distribuir o material nas Instituições sociais gratuitamente, como forma de ajudar a combater a crise da pandemia do coronavírus.

Mesa Brasil em SC

O Mesa Brasil Sesc é desenvolvido em todo o Brasil. Em Santa Catarina, além de Lages, o programa opera em Blumenau, Chapecó, Joinville e na Grande Florianópolis, garantindo a arrecadação e distribuição dos alimentos doados por parceiros em 70 municípios.

Vem buscando mapear grupos e comunidades que estão em maior vulnerabilidade, articulando-se também com a Secretaria Estadual de Segurança Alimentar Nutricional de SC.

As equipes colocaram em prática um plano de ação, estabelecido especificamente para o enfrentamento do coronavírus, que contempla orientações sobre os procedimentos de segurança e equipamentos de proteção individual (EPIs) obrigatórios em cada etapa do processo, em conformidade com as recomendações das autoridades de saúde para conter a pandemia. Ao todo, são mais de 500 instituições sociais cadastradas em Santa Catarina.