Geral

Merenda escolar será entregue por dois fornecedores

Published

em

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Produtores da agricultura familiar e a empresa Dom Fruto, ganhadora da licitação para fornecer produtos da merenda escolar da rede municipal de Lages, acordaram que ambos vão abastecer as unidades escolares durante o ano. O acordo foi realizado em benefício de pequenos agricultores do município, que teriam dificuldades em colocar a produção no mercado, caso não pudessem fornecer ao município. 

Segundo o secretário de Agricultura, Osvaldo Uncini, o acordo testemunhado por alguns vereadores foi necessário porque os agricultores familiares já tinham se organizado, seguindo planejamento e orientação da Secretaria de Agricultura, quanto ao que cada um deveria plantar. “Uma produção grande que não teria como entrar no mercado se não fosse absorvida pelas escolas e foi resolvido com o consenso, que foi bom para todo mundo”, explica Uncini.

A direção da Dom Fruto vai fornecer 50% da merenda e prometeu dar outros destinos para  o excedente de suas produções. Os agricultores se comprometeram com a outra metade.

O consenso, ainda segundo Uncini, assegurou que a cadeia produtiva alimentar baseada na pequena propriedade siga estimulada produzindo com garantia que terá comercialização. 

O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (4) na Prefeitura de Lages. Até o ano passado os produtores rurais entregavam os produtos da merenda escolar direto para a prefeitura. Mas perderam a licitação. Os produtores foram à primeira sessão da Câmara de Vereadores na segunda-feira (3) e pediram a intermediação dos parlamentares que por sua vez agendaram a reunião.

O gerente de logística da alimentação escolar, Daniel Tadeu Francisco, disse que são 140 escolas atendidas entre Ceims e Emebs. A Ecosserra, por exemplo fornece os produtos orgânicos e por ano soma 80 mil quilos. A Dom Fruto deve abastecer as unidade escolares anualmente com 125 mil quilos de hortifruti.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com