Geral

Após anos de espera, obra começa a sair do papel

Published

em

Foto: Adecir Morais

Após anos de espera, finalmente, os moradores de parte da Avenida 1º de Maio, no Bairro Várzea, em Lages, começam a ver a pavimentação asfáltica da via virar realidade. Os serviços começaram no fim do ano passado e devem ser concluídos até o mês março. As obras contemplam um trecho de mais de meio quilômetro. A via é considerada uma das mais importantes da parte Leste da cidade.

Da janela de sua casa, a dona de casa Ana Sousa Smaga, de 61 anos, enxerga o vai e vem de máquinas e operários trabalhando na pavimentação da avenida. A via, que era de chão batido, atualmente está recebendo a camada de pedra para, posteriormente, receber o asfalto. Ana lembra que a pavimentação era uma reivindicação antiga dos moradores, mas que agora está virando realidade.

“A gente batalhou muito para conseguir essa obra e passou até por humilhação para conseguir a obra. Foram várias reuniões, abaixo-assinado e idas à  prefeitura. A luta vem desde a época do ex-prefeito Renatinho [Renato Nunes de Oliveira]. Ano passado, quando soubemos que a prefeitura iria fazer um financiamento para pavimentar vias da cidade, a gente aumentou a pressão, e fomos atendidos”, destaca Ana, que sempre esteve à frente do movimento para reivindicar a obra. Ela diz que se sente gratificada por ver atendido o pedido dos moradores.

Minha Rua Melhor

A pavimentação da Avenida 1º de Maio está dentro do pacote de obras do Programa Minha Rua Melhor, da Prefeitura de Lages. O percurso compreende desde o cruzamento da rua Pompeu Sabatini até a Avenida Ponte Grande. As obras vão eliminar os problemas de lama, em dias de chuva, e de poeira, que atrapalham o dia a dia dos moradores, motoristas e pedestres.

A extensão da avenida a receber a camada asfáltica será no total de 670,60 metros, com largura de pista em torno de 11 metros, e área de pavimentação com 8.247 metros quadrados. A via terá passeios públicos (calçadas) com piso adaptado para acessibilidade, além disso, contará com obras de drenagem pluvial em 950 metros de extensão. 

Moradores esperam por asfalto na Vinoco Camargo

Paralelo à Avenida 1º de Maio está a Rua Vinoco Camargo. A via é de chão batido, estreita e cheia de buracos, o que dificulta o tráfego no local. Nos dias de chuva, o que incomoda é a lama e, nos dias de tempo bom, o problema é a poeira. A via possui linha de ônibus, e o asfaltamento é tido como essencial para o tráfego do coletivo.

O aposentado Gumercindo Rodrigues de Jesus, de 77 anos, conta que os moradores já pedem asfalto há mais de 20 anos. “Aqui a gente come poeira dentro de casa, já quando chove, o problema é a lama. A gente tem promessa de asfalto há anos”, desabafa.

Quem reclama também da situação da via é o morador Agnaldo Palhano, de 55 anos. Ele lembra que várias ruas do Bairro Várzea já receberam pavimentação e defende que a Vinoco Camargo não recebe o mesmo tratamento. “Colocaram asfalto em várias vias e esqueceram-se de pavimentar a nossa.”

Os moradores alegam que, no fim do ano passado, durante uma reunião entre membros da comunidade e autoridades municipais, o prefeito Antonio Ceron prometeu a pavimentação asfáltica da via. “O prefeito disse que, após a pavimentação da 1º de Maio, a próxima via a ser asfaltada é a nossa”, disse Gumercindo.

O secretário Municipal de Obras, João Alberto Duarte, confirmou que a pavimentação da via em questão está dentro do cronograma de obras da prefeitura. “Estamos licitando a Rua Pompeu Sabatini (outra via do Bairro Várzea) e depois vamos fazer a pavimentação da Vinoco Camargo”, declarou.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com