Essencial

Matakiterani está no circuito do Baú de Histórias do Sesc

Published

em

Pelo Baú de Histórias do Sesc, espetáculo Assombros, Causos e Outros Encontros passará por Lages no dia 18 de março Foto: Morgana Oliveira / Divulgação

A Associação Cultural Matakiterani é um dos grupos que compõem a programação de 2020 do circuito Baú de Histórias do Sesc. O projeto promove circulação de espetáculos de contação de histórias por Santa Catarina e, neste ano, abrangerá 30 municípios que receberão quatro grupos integrantes do circuito.

O espetáculo selecionado da Matakiterani foi Assombros, Causos e Outros Encontros, que estreou em 2015 com Adilson Freitas, Gilson Maximo e Seu Zé da Serra. Em 2019, em virtude da morte de Seu Zé da Serra, o espetáculo foi remodelado, reestreando no circuito Arte da Palavra, também promovido pelo Sesc, e viajando para os estados da Bahia e do Amazonas.

Assombros, Causos e Outros Encontros faz referência ao imaginário popular acerca da figura do “coisa ruim”, o famigerado “djanho” na Serra Catarinense. As histórias versam sobre os encontros do homem com essa figura misteriosa, na qual o sujeito astuto quase sempre encontra alternativas para dar conta da maldade e do perigo a que está exposto, ora se livrando de situações inóspitas, ora colocando em xeque a dualidade do caráter das personagens.

Essa é a segunda vez que a Associação Cultural participa do Baú de Histórias, tendo circulado em 2002 com o espetáculo Causos da Serra. Em 2020, a primeira etapa do circuito acontece de 16 a 20 de março, passando por Caçador, Curitibanos, Lages, Urubici e São Joaquim.

“Essa é uma oportunidade ímpar de difundir o trabalho em outras regiões do estado, que se faz mais relevante ainda, em decorrência do espetáculo estar fundado na nossa pesquisa, desenvolvida desde o embrião da Matakiterani, sobre cultura popular e ancestralidade. Posto que as narrativas são universais, nelas estão incutidas as nuances do sujeito caboclo”, explica o ator e produtor, Gilson Maximo, vulgo Testa de Lampião.

Assombros, Causos e Outros Encontros também integrou a programação da Circulação de Espetáculos Matakiterani, que aconteceu entre outubro e novembro de 2019. Projeto financiado pela Funarte e executado pela Maximus Produções Culturais, com o apoio da Uniplac, Sesc e prefeituras locais, percorreu sete cidades da Serra com todos os espetáculos do repertório da companhia, totalizando 40 apresentações. Para Maximo, o Baú de Histórias representa uma oportunidade de intercâmbio, também com as outras regiões do estado.

 

CIDADES E DATAS

Primeira etapa*

16 de março: Caçador

17 de março: Curitibanos

18 de março: Lages

19 de março: Urubici

20 de março: São Joaquim

*Confira a programação completa nas mídias oficiais do Sesc e da Associação Cultural Matakiterani

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com