Notícias

Marcius se recupera em casa e estará presente na posse

Published

em

Marcius e sua fiel companheira, Alanis - Foto: Camila Paes

O deputado estadual Marcius Machado (PR) chega caminhando para a entrevista na manhã de quarta-feira (30). Uma coisa tão comum para muitos, mas que surpreende quem sabe dos últimos acontecimentos na vida do político. Ao tentar salvar uma ninhada de gatos no telhado da garagem do prédio onde mora em Lages, caiu de costas de uma altura de cerca de três metros.

Marcius lembra de detalhes do acidente. Ele estava em casa naquele sábado, 12 de janeiro, quando ouviu o choro dos gatos. Os moradores do prédio, no Centro de Lages, costumam cuidar de uma gata, que vive por ali e que havia dado cria recentemente. Ao perceber que o animal estava chorando, foi ver como poderia ajudar, já que  uma de suas bandeiras sempre foi a defesa e proteção animal.

Subiu no telhado, sem se preocupar com o risco, porque segundo ele – já havia feito isso outras vezes. Ao chegar mais perto do barulho, a telha de eternit se quebrou e o deputado caiu de costas no chão. Sem perder a consciência, a primeira ação foi conferir se conseguia mexer os pés e as mãos, com medo de que pudesse ter sofrido alguma fratura.

Ele estava sozinho e não conseguia chamar ajuda. Foram 30 minutos que, segundo Marcius, pareciam uma eternidade, até uma vizinha aparecer. Durante o período de espera, ele sentia muitas dores e não conseguia se levantar. “Eu comecei a rezar para que aparecesse alguém para me tirar dali”, lembra Marcius. Sua fiel escudeira, a cachorra Alanis, começou a latir e, talvez, isso tenha chamado a atenção. A vizinha chamou o Samu e o deputado foi levado ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres.

As primeiras horas de Marcius na instituição foram tensas. Ele precisou fazer exames de imagem para descartar a necessidade de intervenção cirúrgica. Ficou constatado que as vértebras L1, L2 e L3, na lombar, foram danificadas. O médico definiu que não era necessário cirurgia, mas sim um processo um pouco mais demorado: pelo menos 90 dias.

Foram três dias no hospital e, na casa da mãe, no Bairro São Cristóvão, é onde continua o tratamento. Sente muitas dores, principalmente à noite, por causa da posição para dormir. Toma remédios e vitaminas, além de usar um colete cervical, que não é perceptível por quem o observa, já que fica por baixo das roupas.

Marcius tem mobilidade, caminha lentamente, senta com dificuldade. Não pode fazer nenhum tipo de esforço, até mesmo com a agitada e simpática Alanis é preciso tomar cuidado para não extrapolar. As sessões de fisioterapia ainda não começaram, porque é preciso que as fraturas estejam mais consolidadas. Mesmo tendo muito tempo ainda para estar totalmente recuperado, Marcius afirma que estará presente na posse como deputado estadual, amanhã, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis.

Para chegar até lá, o pai irá levá-lo. Por causa do tempo de viagem, será preciso realizar muitas paradas. Mas Marcius, que foi eleito com mais de 30 mil votos e é o único representante serrano na Alesc, faz questão de estar presente à solenidade.

Na segunda-feira (4), os trabalhos começam. Vai tentar estar presente em seu gabinete, para atendimento ao público e às sessões. Mas se perceber que sentirá muitas dores e prejudicará sua melhora, irá esperar até que a recuperação esteja completa.

Neste período de repouso, usa o tempo para estudar e se preparar para os próximos quatro anos como deputado estadual. Garante que cumprirá o mandato até o final, como prometido em campanha. O foco do seu trabalho será os 18 municípios da Serra Catarinense, e direcionar os R$ 6 milhões anuais de emendas que tem direito para melhorar a infraestrutura das cidades.

Entretanto, inicialmente, o foco é a saúde e o Hospital Tereza Ramos, na abertura da nova ala e em voltar a fazer funcionar o aparelho de ressonância magnética que está parado desde setembro de 2017. Em seu gabinete, além da equipe administrativa, haverá engenheiros que realizarão projetos e auxiliarão na captação de recursos. A pavimentação de ruas ao redor de escolas públicas também será uma das frentes de trabalho e isto deve começar com a EEB Pinto Sombra, no Guarujá, em Lages.

Com toda essa experiência da queda, Marcius revela que o aprendizado foi de renascimento. Volta mais focado e comprometido. Continuará lutando pela proteção animal, mas com mais cuidado. Já a gata que tentou auxiliar, continua sendo cuidada pelos vizinhos.

Posse será na manhã de sexta-feira

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realiza, na próxima sexta-feira (1º), às 9h, a sessão preparatória solene para a posse dos 40 deputados da 19ª Legislatura, eleitos em outubro do ano passado. A solenidade será no Plenário Deputado Osni Régis, no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, e terá transmissão ao vivo da TVAL, da Rádio AL e das redes sociais da Alesc.

clique para comentar

Deixe uma resposta