Geral

Mais de mil mutuários da Cohab receberão documentação definitiva em Lages

Published

em

Bairro Petrópolis possui maior número de mutuários em Lages - Foto: Bega Godóy

A parceria entre a Cohab,Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Cartórios de registros e o Programa de Regularização Fundiária “Lages Minha Terra”, prevê a regularização documental de mutuários de forma gratuita de imóveis financiados pela estatal, já quitados 

“Fiquei feliz por dois motivos: o primeiro pela economia que vou fazer e segundo pela burocracia que vou evitar.” Assim se manifestou o mutuário da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab), Marcelino Edmundo Claudino ao saber que receberá de forma gratuita a escritura de registro fundiário e a certidão do imóvel que financiou por meio da estatal, em 1982 e que está quitado.

Ele é um dos mais de mil mutuários beneficiados com a ação conjunta entre o Programa de Regularização Fundiária “Lages Minha Terra” e outros órgãos e entidades.

Marcelino conta que nesse período, por três vezes tentou regularizar a documentação do imóvel localizado na Rua Abelardo Luz, no Bairro Petrópolis, mas se deparou com a falta de informação. “Um cartório jogava para o outro”, afirma ao sentir-se aliviado pela possibilidade de ter uma preocupação a menos. 

Marcelino Claudino se enquadra no perfil do programa que dará suporte à Cohab – Foto: Bega Godóy

A estatal iniciou o processo de extinção em 2017. O atual liquidante, representante da Cohab, Ricardo Moritz, pediu a intercessão dos municípios para que os mutuários recebam a documentação em mãos. Atualmente, Santa Catarina possui cerca de 15 mil mutuários da Cohab nessas condições: que quitaram o imóvel, mas não possuem a escritura definitiva. 

O assessor do governo e coordenador do Programa de Regularização Fundiária “Lages Minha Terra”, Paulo Paixão, explica que além da regularização  documental a parceria concederá aos beneficiários a escritura de regularização fundiária e a certidão do registro do imóvel.

Ele conta que as primeiras conversas iniciaram em março do ano passado com a participação do secretário da Habitação, Samuel Ramos, e no  final do ano os estudos aceleraram, e agora, em fevereiro, haverá novas reuniões para definir os próximos passos. O certo é que a proposta de adotar os mesmos moldes da modalidade de Programa de Regularização Fundiária “Lages Minha Terra”, se aprovado pelos parceiros, o modelo poderá ser aplicado no resto do Estado. 

Para que isso aconteça, segundo Paulo Paixão, é preciso criar um tratamento diferenciado junto aos cartórios, de forma que aceitem o Certificado de Regularização Fundiária (CRF). ”Um documento que reúne todas as qualificações do imóvel e do mutuário beneficiário, uma certidão individualizada para cada mutuário”, explica.  

A listagem de todos que estão com seus imóveis quitados será repassada à equipe do programa lageano. Com a lista em mãos, a equipe vai visitar os mutuários e convidá-los, em grupos de 50, para reuniões de orientação e solicitação dos  documentos necessários e, além disso, haverá o mesmo números de reunião para cadastramento.

“Depois de tudo agilizado os cartórios devem levar de 60 a 120 dias para entregar as matrículas individualizadas (escrituras), sem custo algum”, calcula ao lembrar que  quem não se enquadra nos centenas de beneficiados, a própria Cohab tem um setor que negocia as dívidas com possibilidades de parcelamento.

Sobre a Cohab

  • Foi fundada em 1966 com a função de atender à população de baixa renda com casas populares. 
  • Por que a extinção? Perda de função: principalmente após o programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida.
  • Outra razão para a extinção da companhia é a existência, na secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, de uma secretaria-executiva específica para a finalidade central de formular a política habitacional em Santa Catarina, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social.
clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com