Geral

Espaços da praça estão sem utilização

Published

em

Foto: Susana Küster

Muitos se perguntam o motivo do palco do calçadão da Praça João Costa ser pouco usado e a estrutura que fica atrás dele, não ter nada. Os papéis grudados na estrutura ao lado da PM também chamam a atenção, afinal, o espaço está ocioso, sendo que será o único lugar no calçadão que venderá comida e bebida. Já que todos os comerciantes que trabalhavam no local foram retirados da praça e estão do lado do Terminal Urbano.

O novo calçadão foi inaugurado no dia 23 de novembro e depois da sua inauguração e o Natal Felicidade, foi utilizado para a transmissão dos jogos do Flamengo. Em janeiro, não houve atividade no local, segundo a Fundação Cultural de Lages (FCL).

De acordo com informações da assessoria de imprensa da FCL, o Espaço Cultural Aristiliano Ramos (estrutura atrás do palco), será dedicado a oficinas culturais e de artes, além de eventos alusivos à área. Eventualmente, também abrigará aulas especiais da Escola de Artes Elionir Camargo Martins ou atividades do Programa Lages Melhor. Também serão feitas exposições, assim como acontece no hall da Fundação Cultural de Lages e, para isso, haverá um credenciamento dos artistas.

Para fevereiro, a prefeitura está programando o carnaval na Praça João Costa (ainda com data a ser definida). Será uma programação que terá um momento destinado para crianças e também para os saudosistas. Depois disso, haverá programação para a Páscoa, com oficinas, brincadeiras, decoração especial que deve ser promovida pela equipe da Fundação Cultural.

O Salão do Livro da Serra Catarinense, geralmente realizado na Praça Joca Neves, tem a possibilidade de ocorrer na João Costa. O Recanto do Pinhão volta para a praça central, pois o espaço está adequado para receber a estrutura de palco e quiosques das entidades beneficentes. 

Segundo o superintendente da FCL, Giba Ronconi, o calçadão e o Espaço Cultural Aristiliano Ramos não são e não serão locais únicos para atividades da prefeitura. “Os espaços também são destinados a grupos, entidades, ou seja, à comunidade em geral. A ideia do prefeito Ceron é que esses locais tenham atividades constantes e que permitam que as pessoas não sejam só expectadores, mas fomentadoras das artes e da cultura”, explica.

Edital para a cafeteria

Uma das queixas de quem costuma frequentar o Calçadão da Praça João Costa, no Centro de Lages, especialmente aos finais de semana, é com relação à falta de um espaço de alimentação. A estrutura inaugurada em novembro passado prevê a instalação de uma cafeteria, mas, até agora, a sala permanece fechada.

A Secretaria de Planejamento e Obras de Lages (Seplan) informa que o edital de licitação para a ocupação da cafeteria será lançado em fevereiro. “É um espaço grande e quem ganhar a licitação terá o direito, inclusive, de colocar mesas ao ar livre”, disse o secretário da Seplan, João Alberto Duarte.

A instalação desse comércio, no entanto,não tem prazo para ocorrer.

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com