Conecte-se a nós

Notícias

Lula e Al-Assad debatem paz no Oriente Médio

Published

em

Brasília, 30/06/2010, (EFE)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira seu colega sírio, Bashar al-Assad, com o qual terá uma reunião de trabalho para abordar diferentes assuntos, entre eles a possível mediação do Brasil no conflito no Oriente Médio.

 

Lula recebeu Al-Assad na sede do Ministério das Relações Exteriores, uma reunião ampliada com a assinatura de diferentes convênios e um almoço em homenagem ao visitante.

 

Al-Assad chegou a Brasília procedente de Cuba, segunda escala de sua primeira viagem pela América Latina, que também incluiu uma visita à Venezuela e que será concluída na sexta-feira na Argentina.

 

Os dois líderes assinarão uma série de acordos. Entre eles, um sobre transferência de presos, um tratado de cooperação educacional e um memorando na área de saúde.

 

Segundo o próprio líder sírio, em entrevista ao "Estadão", um dos assuntos principais da reunião será o conflito no Oriente Médio e o papel do Brasil como "negociador ativo" no processo de pacificação.

 

"Enxergamos o Brasil como uma potência emergente no cenário internacional", declarou Al-Assad, que disse crer que o Governo Lula pode ajudar a "estabilizar" o Oriente Médio e colaborar para a abertura de novos espaços para o diálogo com Israel.

 

Al-Assad citou como exemplo o acordo conseguido pelo Brasil e Turquia, rejeitado depois pelas grandes potências, para a troca de urânio iraniano pouco enriquecido por combustível nuclear, que em sua opinião ainda pode servir como base para negociações com Teerã.


Foto: (EFE)

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: