Conecte-se a nós

Negócios

Lei de incentivo fiscal visa a implementar indústrias em Lages

Published

em

Lages, 24/06/2010, Correio Lageano

 


Empresas e indústrias que pretendem se instalar em Lages recebem hoje diversos incentivos fiscais do município. Um destes é a doação de terrenos para a construção ou ampliação dos investimentos. O objetivo da prefeitura, que doa os terrenos através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é fomentar a industrialização na cidade.

 


De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Dilmar Monarim, todas as empresas e indústrias que pretendem se instalar em Lages podem se inscrever para receber os incentivos fiscais. A Secretaria possui uma lista de empresas interessadas e de locais disponíveis. “Com base nos dados sobre as necessidades de cada empresário e dos terrenos que possuímos, fazemos a doação de um local que melhor atenda às necessidades de cada um, sempre priorizando a atividade industrial”, explica.

 


Monarim destaca que o setor industrial tende a crescer cada vez mais em Lages, pois o litoral, atualmente, possui grande número de indústrias, o que abre mercado para o setor nas cidades do interior. “Lages tem características como o espaço físico e boa posição geográfica para a implementação de indústrias, por isso trabalhamos para atrair novos investimentos do setor”, ressalta.

 


O secretário afirma que há previsão de implantação de indústrias no município a médio e longo prazo. “Na medida do possível, o poder público tem atendido aos empresários e suas necessidades, pois buscamos o desenvolvimento econômico”. Dentre os benefícios oferecidos, por meio de incentivos fiscais, além da doação de terrenos está também a isenção de impostos.

 


Entretanto, mesmo com estes benefícios oferecidos, há empresas que não cumprem o acordo dentro do prazo estabelecido, que hoje é de dez anos, o que faz com que a Prefeitura tenha o direito de reaver o terreno doado para, posteriormente, repassá-lo para que outra empresa que possa investir nele.

 


No mês de junho, havia oito terrenos que o município pretendia reaver, pois as empresas que receberam as doações não utilizaram os espaços no prazo determinado. De acordo com Monarim, duas áreas já foram revertidas para o município, uma está em fase de negociação com o Governo do Estado e outras cinco estão em processo de reversão. “Queremos incentivar os empresários para que busquem os incentivos fiscais oferecidos pelo município, mas eles devem estar conscientes de que precisam investir nestas atividades produtivas para o desenvolvimento local e geração de empregos. Caso contrário, terão que devolver o terreno”, completa.

 

Como contrapartida, empresas geram empregos

 

Os empresários que recebem os terrenos, em contrapartida, devem fomentar o crescimento e desenvolvimento da cidade.

 


Em setembro de 2009 o empresário Evaldo Ullrich, diretor da Matriztec, foi um dos beneficiados. Desde 2005, a sua indústria, que atua no setor de matrizes, está instalada em um galpão que foi cedido ao empresário. A aquisição do terreno por meio de doação pelo município fará com que Evaldo possa aumentar seu quadro de funcionários, gerando assim mais empregos.

 


O terreno doado fica ao lado de onde funciona hoje a indústria. Além da doação do terreno, a Prefeitura também emprestou as máquinas para a execução da terraplenagem. Evaldo conta que em maio esteve com um grupo de empresários na Feira de Mecânica, em São Paulo, onde adquiriu mais três máquinas de usinagem. “Hoje não tenho espaço para colocar as máquinas na empresa, mas com a construção do novo pavilhão, poderei colocá-las na ativa e contratar mais funcionários para operá-las”, comenta.

 


Quando a indústria foi inaugurada na Área Indústrial, em 2005, havia 11 funcionários. Hoje o quadro se ampliou para 63 colaboradores e, segundo Evaldo, com o novo pavilhão, há a possibilidade de que este número dobre. “O crescimento da empresa gera desenvolvimento econômico e social para o município, além de aumentar a geração de empregos”, destaca. As obras para a construção do novo pavilhão devem iniciar no primeiro trimestre de 2011.

 

Foto: Núblia Garcia

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: