Conecte-se a nós

Geral

Lages vai abrigar ala psiquiátrica infantil

Published

em

Com um investimento aproximado de R$ 2 milhões, de aportes financeiros dos poderes públicos, tanto podem ser da esfera municipal, estadual e ou federal, o Hospital Infantil Seara do Bem (HISB), em Lages, abrigará uma ala psiquiátrica. E vai funcionar no espaço onde antigamente era o Pronto Atendimento.
Desde 2012, a Associação Seara do Bem elabora projeto para a implementação deste espaço. “Como estamos em período pré-eleitoral não pode-se alocar recursos. Passados esse período, voltamos a negociar”, explica o presidente da Associação, o pediatra, Frederico Manoel Marques, ao destacar que há um pedido da Promotoria Pública para que a região ofereça o serviço. “Serão atendidos pacientes psiquiátricos de Lages e da região da Amures e, às vezes, de outras cidades”, observa o médico, ao lembrar que a associação pagou para fazer o projeto e o encaminhou para a Secretaria de Saúde do Estado. Foi aprovado também pela Vigilância Sanitária, mas precisou ser readequado muitas vezes e está pronto para ser colocado em execução.

>>Ala com 10 leitos_ A ala contará com 10 leitos conjuntos, sendo uma enfermaria masculina com cinco leitos, quatro femininos e um quarto individual, além das demais áreas de apoio. “O problema é um grande calo da nossa sociedade. O uso de drogas entre adolescentes está aumentando. E como o Hospital é vocacionado ao atendimento da criança não podíamos ficar de fora”, explica o médico.

>>Equipe multidisciplinar_ Para realizar o atendimento é preciso montar uma equipe multidisciplinar. Pois é um serviço diferenciado, exige psicóloga, assistente social, pediatra, psiquiatra infantil, enfermeiras. Uma infraestrutura hospitalar bem montada. “Parte da equipe pode ser aproveitada do HISB. O pediatra, por exemplo tem 10 horas de carga horária e não precisa ficar e o tempo todo no setor”, pondera Marques.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: