Economia e Negócios
Lages terá Sala do Empreendedor
O programa Lages Cidade Empreendedora, desenvolvido pela prefeitura em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para impulsionar o desenvolvimento econômico do município, criado há dois meses, apresenta os primeiros resultados positivos.
Nessa semana, o prefeito em exercício, Juliano Polese, esteve reunido com o gerente do programa Empreender Lages, Amauri Bacci, e com a consultora do Sebrae, Simone Pompermaier, para tratar da implantação da Sala do Empreendedor, uma das 34 ações planejadas pelo Lages Cidade Empreendedora.
O local promoverá a desburocratização dos serviços públicos para facilitar a abertura de empresas na cidade, com orientações sobre legislação, alvarás, Plano Diretor e trâmites junto a órgãos como Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, autoridades policiais e Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).
Propósito
A proposta é, a partir do deferimento de viabilidade do empreendimento, possibilitar a abertura de empresas no prazo de até cinco dias, quando a média nacional é de seis meses. Para isso, servidores da prefeitura serão devidamente treinados para que todos os processos sejam concentrados e solucionados no mesmo lugar, sem a necessidade de o cidadão se deslocar a vários pontos da cidade em busca de documentos e procedimentos.
“Para Lages ser uma cidade empreendedora, precisa tratar bem o empreendedor”, diz o prefeito em exercício, Juliano Polese. Nos próximos dias, Prefeitura e Sebrae voltarão a se reunir para efetivar a implantação da Sala do Empreendedor, que deverá ser instalada em um prédio da administração municipal, no Centro da cidade.