Conecte-se a nós

Negócios

Fique atento ao preencher cheques

Published

on

Foto: Divulgação

Em janeiro é muito comum o preenchimento errado de cheques. Por conta da mudança de ano ser recente, algumas pessoas se confundem e acabam escrevendo o ano anterior. E não adianta rasurar porque os bancos não aceitam cheques riscados. Outro fator que precisa ser lembrado é que quando o cheque tem mais de seis meses, prescreve, ou seja, não vale mais. É importante lembrar que se preencher com uma data futura, o banco pode descontar antes, afinal, quando se emite um cheque, ele se torna uma autorização de pagamento que saca o dinheiro da conta.

Além de fatores que levam à inviabilização de um cheque, há também manias que podem causar uma fraude. Uma delas é sobre o espaço no início do preenchimento, porque ali alguém pode escrever um número. Por exemplo, em um cheque de R$ 1 mil, as pessoas precisam redigir um mil reais e não somente mil. Isso porque a pessoa pode perder, ser roubada ou furtada, ou ainda um terceiro fraudar o cheque. Então, é importante escrever ‘um mil reais’. Para evitar este tipo de fraude, indica-se fazer um traço nos espaços em branco.

Outra questão sobre preenchimento desse tipo de pagamento é sobre o parcelamento de compras. Aquele aviso ‘bom para’ é um acordo de prazo entre quem emite e quem recebe. Se a pessoa que recebeu o cheque vai no banco descontá-lo e ele tiver com a data do dia ou anterior ou ainda posterior, ele consegue receber o valor do documento.

Para evitar fraudes há também a possibilidade de cruzar ou nominar o cheque. Se for cruzado, só pode ser descontado mediante depósito em conta. Então, se alguém perder ou ser furtado ou roubado, qualquer pessoa pode receber o valor do cheque. E, se for nominal, não pode ser repassado para ninguém.

Além de não deixar espaços em branco, cruzar e nominar um cheque é importante para evitar fraudes, colocar o símbolo jogo da velha antes e depois do valor escrito em número no documento. Desta forma, fica bem difícil alguém usá-lo de forma indevida.

Evitando problemas:

>>1- Emita sempre cheques nominais e cruzados
>>2- Ao preencher cheques, elimine os espaços vazios, evite rasuras
>>3- Controle seus depósitos e retiradas no canhoto, inclusive os realizados com cartão
>>4- Evite carregar talões de cheque. Leve apenas a quantidade de folhas que pretende usar
>>5- Ao receber novo talão, confira dados como o nome, número da conta corrente e CPF e a quantidade de cheques do talonário
>>6- Tenha muito cuidado na guarda dos talões. Destaque a folha de requisição e guarde em separado
>>7- Nunca deixe requisições ou cheques assinados no talão
>>8- Destrua os talões de contas inativas
>>9- Separe os cheques de qualquer documento pessoal
>>10- Não utilize caneta hidrográfica ou com tinta que possa ser facilmente apagada. Evite canetas oferecidas por estranhos

 

Comentários
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 . Centro . 88502-000 . Lages . SC . Brasil . Fone: 49 3221.3300 . correiolageano@correiolageano.com.br

CL+| Correio Lageano - Todos os direitos reservados ©