Conecte-se a nós

Negócios

Fique atento ao preencher cheques

Published

on

Foto: Divulgação

Em janeiro é muito comum o preenchimento errado de cheques. Por conta da mudança de ano ser recente, algumas pessoas se confundem e acabam escrevendo o ano anterior. E não adianta rasurar porque os bancos não aceitam cheques riscados. Outro fator que precisa ser lembrado é que quando o cheque tem mais de seis meses, prescreve, ou seja, não vale mais. É importante lembrar que se preencher com uma data futura, o banco pode descontar antes, afinal, quando se emite um cheque, ele se torna uma autorização de pagamento que saca o dinheiro da conta.

Além de fatores que levam à inviabilização de um cheque, há também manias que podem causar uma fraude. Uma delas é sobre o espaço no início do preenchimento, porque ali alguém pode escrever um número. Por exemplo, em um cheque de R$ 1 mil, as pessoas precisam redigir um mil reais e não somente mil. Isso porque a pessoa pode perder, ser roubada ou furtada, ou ainda um terceiro fraudar o cheque. Então, é importante escrever ‘um mil reais’. Para evitar este tipo de fraude, indica-se fazer um traço nos espaços em branco.

Outra questão sobre preenchimento desse tipo de pagamento é sobre o parcelamento de compras. Aquele aviso ‘bom para’ é um acordo de prazo entre quem emite e quem recebe. Se a pessoa que recebeu o cheque vai no banco descontá-lo e ele tiver com a data do dia ou anterior ou ainda posterior, ele consegue receber o valor do documento.

Para evitar fraudes há também a possibilidade de cruzar ou nominar o cheque. Se for cruzado, só pode ser descontado mediante depósito em conta. Então, se alguém perder ou ser furtado ou roubado, qualquer pessoa pode receber o valor do cheque. E, se for nominal, não pode ser repassado para ninguém.

Além de não deixar espaços em branco, cruzar e nominar um cheque é importante para evitar fraudes, colocar o símbolo jogo da velha antes e depois do valor escrito em número no documento. Desta forma, fica bem difícil alguém usá-lo de forma indevida.

Evitando problemas:

>>1- Emita sempre cheques nominais e cruzados
>>2- Ao preencher cheques, elimine os espaços vazios, evite rasuras
>>3- Controle seus depósitos e retiradas no canhoto, inclusive os realizados com cartão
>>4- Evite carregar talões de cheque. Leve apenas a quantidade de folhas que pretende usar
>>5- Ao receber novo talão, confira dados como o nome, número da conta corrente e CPF e a quantidade de cheques do talonário
>>6- Tenha muito cuidado na guarda dos talões. Destaque a folha de requisição e guarde em separado
>>7- Nunca deixe requisições ou cheques assinados no talão
>>8- Destrua os talões de contas inativas
>>9- Separe os cheques de qualquer documento pessoal
>>10- Não utilize caneta hidrográfica ou com tinta que possa ser facilmente apagada. Evite canetas oferecidas por estranhos

 

Comentários
Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Instagram

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade/responsabilidade do Correio Lageano. A reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo disponibilizado neste site, parcial ou integralmente, é expressamente proibida sem a permissão prévia por escrito do CL ou do titular dos direitos autorais.