Esportes

Lageano é navegador de piloto americano

Published

em

Gugelmin e Jones no final da prova. Eles terão outras três etapas neste ano - Foto: Marian Chtka / NCH Photography / Divulgação

O lageano Gustavo Gugelmin é o primeiro co-piloto brasileiro a navegar para um piloto americano. A informação é da assessoria de Gugelmin que entre os dias 22 e 27 de fevereiro participou da 1ª etapa do Campeonato Mundial de Cross Country no Qatar.

Este campeonato tem como característica provas de 5 a 6 dias de duração com uma quilometragem mínima de 2.000 km. O campeonato engloba 4 etapas (Qatar, Abu-Dhabi, Kazaquistão, Marrocos).

Gustavo competiu com o americano Austin Jones, piloto norte americano de 24 anos, campeão em 2018 do Score Championship, um dos principais campeonatos off-road realizado nos Estados Unidos e no México. 

Jones, como é chamado, começou no ano passado a correr nos UTVs fazendo algumas provas internacionais e ficando em 8º lugar no Rally Dakar, este ano.

A escolha por Gugelmin se deve ao currículo do brasileiro, referência nos UTV’s. Gugelmin é campeão do Dakar 2018, 3º colocado Dakar 2019, campeão mundial Cross Country 2019, além de ter alto conhecimento em mecânica, essencial em provas de longa distância. 

A prova

A dupla começou muito bem, liderando até a metade da prova. No 3º dia, foi atingida por um carro de outra categoria.

“Lamento muito (o acidente) e fomos conversar direto com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) sobre o incidente que nos tirou completamente a chance de vitória, pois foi uma conduta infeliz do piloto profissional top 5 no Dakar, Yazeed Alhaji. Isso nunca tinha acontecido, uma batida em um deserto totalmente aberto, sermos atingido por um carro de outra categoria,” relata o lageano.

Gugelmin e Jones terminaram o Rally na 10° posição, marcando alguns pontos para o campeonato, além de ganharem 2 dos 5 dias de prova, mostrando assim que irão dar trabalho aos russos e holandeses, principais concorrentes este ano. Eles usaram um UTV Can Am maverick X3 preparado pela equipe South Racing, com sede em Portugal.

Gugelmin também continua a correr com o piloto brasileiro Reinaldo Varela, que está definindo em qual campeonato irá participar este ano.

Gustavo Gugelmin não participará como competidor na 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Baja, que acontece em minas nos dias 7 e 8 de março. Em parceria com a Rato Racing, ele levará sua equipe para dar suporte a outro piloto que alugou um UTV para a prova. 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com