Esportes

Lageana, classificada para o Mundial, vence Meia Maratona em Lages

Published

em

Foto: Patricia Vieira

Foco, determinação e superação, foi o que motivou os 1.500 atletas que correram na Meia Maratona de Lages. Domingo (3) foi um dia que certamente entrará para a história da cidade, que completa, no dia 22 de novembro, 253 anos de existência e que agradou os participantes. A primeira prova desse nível, realizada no município, chamou a atenção dos organizadores e de atletas de várias regiões do País. Além da Meia Maratona, também aconteceram as provas de 5 km e 10 km, com a grande participação de atletas colorindo as principais ruas e avenidas de Lages.

Superação! Esta é a definição do campeão geral da Meia Maratona, Tadeu Cendron, de 46 anos, natural de Tangará. O atleta esbanjou felicidade ao cruzar a linha de chegada dos 21 km em 1 h 19 min 35seg. Além disso, possui um currículo recheado de competições. Ao todo, são em torno de 15 maratonas e 25 meias maratonas.

A paixão de Tadeu pelo esporte surgiu quando ele tinha 19 anos. Assim que parou de jogar futebol se aventurou no atletismo. “Meus melhores resultados vieram mesmo depois dos 40”. É Bicampeão da Maratona de Bento Gonçalves, correu a São Silvestre em 2014, ficando em 69º lugar na colocação geral e em 2º na categoria 40 a 44 anos. Foi o quinto colocado com o tempo de 3h10min48seg na Mizuno Uphill 2018, na Serra do Rio do Rastro e também nos 10 km da Meia Maratona de Caxias do Sul, este ano.

Tadeu conta que, mesmo sem resultados expressivos, participou seis vezes dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), representando Tangará. Para o atleta é muito gratificante ganhar uma prova aos 46 anos. “Com idade que estou nunca me imaginei que seria o primeiro. As oportunidades existem e estão aí para quem quiser e souber aproveitar”.

Tadeu avalia que há 10 anos era mais difícil de encontrar uma competição do nível da Meia Maratona. Atualmente, isso está mudando. É alto o número de pessoas que se dedicam às corridas, seja por lazer ou até mesmo por questão de saúde “Competições que tinham 60 atletas, hoje conseguem reunir 600 competidores”.O campeão destaca que outro índice importante é o aumento de participantes femininas.

Lageana no topo do pódio

Falando em participação feminina, a grande campeã dos 21 km da Meia Maratona foi a lageana Franciele Vingla Steinck, de 37 anos. Maratonista há 10 anos e colecionadora de troféus, em suas participações nas competições de Lages e região, Franciele é também tetracampeã dos Jogos Comunitários de Lages (Jocol) e bicampeã das Corridas do Bem, do Sesi. Recentemente, a atleta foi a campeã na Corrida Love Run, em Vacaria (RS).

Além disso, ela é a única lageana a conquistar o índice para o Mundial, que será em Boston (EUA). A vaga foi garantida por ter ficado com a 29ª colocação geral da Maratona Internacional de Florianópolis. Só que para isso, a atleta precisa de patrocínio.

Franciele define sua conquista ao ponto mais alto do pódio como superação. “O percurso não é dos mais fáceis quando as forças estavam quase se esgotando, o sol resolveu aparecer para complicar ainda mais a chegada. Vencer a primeira Meia Maratona aqui em Lages foi emocionante. Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo.”

Pernas Solidárias

Um projeto de inclusão social que leva empatia, amor, amizade, respeito às diferenças e muita emoção às corridas de rua. Assim é o Pernas Solidárias. Foi com este objeto que Diana Gloria Mosna, de 37 anos, mãe de Danyelle Mosna de 16 anos, portadora de microcefalia, fundou o projeto “Pernas Solidárias” de Santo Amaro da Imperatriz. “Minha causa é proporcionar amor, alegria para minha filha, e os demais sete atletas que pertencem ao grupo” disse Diana, que correu pelos 5 km, em Lages. Durante a Meia Maratona, quem correu com a Danyelle foi o lageano Valmir de Oliveira. “Sou grato por poder participar desse projeto que proporciona a inclusão para pessoas portadoras de necessidades especiais através da corrida”.

Meia Maratona

Promovido pela Associação de Apoio à Cultura e Esporte de Santa Catarina (Aacesc), o evento contou com o apoio da Prefeitura de Lages, que disponibilizou R$ 20 mil (através de chamada pública). A Meia Maratona foi apresentada pelo Correio Lageano e fez parte das comemorações do aniversário de 80 anos do jornal.

O prefeito de Lages Antonio Ceron, que também participou da entrega da premiação aos vencedores, avalia como positiva a realização do evento, feito que deve se repetir no ano que vem. “Parabenizo os organizadores, os apoiadores e em especial os atletas, pois este evento esportivo serve como um ponta pé inicial para as comemorações dos 253 anos de Lages no dia 22 deste mês”.

Confira o pódio da Meia Maratona (21km)

MASCULINO

1º – Tadeu Cendron – 1h 19min 35seg

2º – Filipe Lopes Godoy – 1h 19min 59seg

3º – Fabiano Gomes de Lima – 1h 21min 33seg

4º – Daniel Farias Pinto –1h 23min 03seg

5º – Alessandro Schwinden –1h24min4seg

FEMININO

1ª – Franciele Vingla Steinck – 1h 39min 29seg

2ª – Tatiane Gomes Marcos – 1h 41min 17seg

3ª – Michele Deola – 1h 42min 06seg

4ª–Flavia Godoy  – 1h 42min 38seg

5ª–Sandra Melim Zardo– 1h43min 56seg

Pódio dos 10km

MASCULINO

1º – José Valdecir de Lima – 37min 08seg

2º – Emerson Sefrin Gaier – 39min 11seg

3º – Jarbas Pereira de Souza Filho – 41min 10seg

4º – Kevin Alexandre  Miranda – 41min 53seg

5º – Inácio Marçal dos Santos Filho – 43min

FEMININO

1ª – Scheila Cavalheiro Amaral – 47min 55seg

2ª – Joseane Iara Demate – 49min 07seg

3ª – Roberta Marin – 50min 51seg

4ª –Tais Melo da Silveira – 51min 12 seg

5 ª– Raquel  Tarnowski Ferrari 51min39seg

Pódio dos 5 km

MASCULINO 

1º – Edmilson Pereira – 18min 02seg

2º – Altair Pigosso – 18 min 37seg

3º – Ivan Leôncio Amorim – 18h57seg

4º – João Victor Moura Dexheimer –19min 10seg

5º– Deivid Moraes – 19min15seg

FEMININO

1ª – Maria Adelaide Guimarães – 22min 10seg

2ª – Neyla Neris – 24min 09seg

3ª – Graziela Alves da Silva – 24min 15seg

4ª– Maria Nazario  –24min28seg

5ª– Chay Morais  –24min 36seg

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com