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Kits de aço não têm previsão de chegada

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Ponte da Rua Frei Henrique de Coimbra no Bairro Guarujá, já está pronta - Foto: Susana Küster

A Prefeitura de Lages está entre os municípios catarinenses que solicitaram o aço da ponte Hercílio Luz, de Florianópolis. A intenção é usar o material para refazer 37 pontes, atualmente de madeira, instaladas nos perímetros urbano e rural.

De acordo com o chefe da Defesa Civil do Estado, João Batista Cordeiro Junior, a entrega estava programada a partir de novembro. Mas conforme o coordenador da Defesa Civil, Jean Felipe, esses kits ainda não chegaram e não tem previsão de recebimento. 

Jean explica que toda a documentação solicitada pelo Governo do Estado ao município já foi protocolada. Em um encontro estadual das defesas municipais, em Joaçaba, obteve a resposta que os kits estão sendo montados. “Mas ainda não há  previsão de chegada”, afirma. Quando os kits estiverem prontos, caberá à prefeitura fazer as cabeceiras das pontes e também trazer o aço de Florianópolis.

O programa de manutenção das pontes no município de Lages é mantido pelas secretarias de Planejamento e Obras (SPO), na área urbana, e pela de Agricultura e Pesca nas localidades do interior. Conforme a Secretaria de Planejamento, as pontes estão sendo feitas de madeiras, até a chegada do aço.

A ponte da Rua Frei Henrique de Coimbra, no Bairro Guarujá, já foi concluída.  No último sábado, o Prefeito Antonio Ceron também inaugurou uma ponte na localidade do Cajuru, na Coxilha Rica. E hoje a secretária inicia as obras na ponte Bairro Caroba, na cidade alta, com tubos, que servirão como ponte. 

Usar aço para a estrutura das pontes, as deixa mais resistentes, já que o material suporta até 45 toneladas. As cabeceiras serão feitas de concreto. “Com esse aço, a durabilidade será maior, o que diminuirá a manutenção, sendo benéfico financeiramente para a prefeitura,” afirma Jean. 

Cerca de 50 prefeituras já haviam procurado o Governo do Estado para demonstrar interesse nos kits. As pontes que serão construídas com estes kits terão até 12 metros de comprimento e deverão substituir pontes precárias, em sua maioria feitas de madeira.

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