Geral
Jovem formado pelo programa Novos Caminhos poderá ser contratado por multinacional
Quem diria que em 2019, vivendo numa era tecnológica, uma carta poderia transformar a vida de um jovem de 18 anos. Depois de receber a mensagem do diretor da multinacional alemã Vossko do Brasil, José Ítalo dos Santos Gomes, que acaba de sair da situação de acolhimento, se sentiu valorizado e resolveu retribuir a atenção do executivo fazendo-lhe uma visita.
Ítalo chegou na unidade industrial, em Lages, com o papel na mão e a expectativa de conversar com aquele que tinha escrito palavras de amparo e incentivo. “Eu li a carta e passei a acreditar mais em mim. Tenho o sonho de cursar Direito ou Psicologia e, depois desse estímulo, vou lutar para realizá-lo”, revela confiante.
Na carta, Álvaro Brandão Filho, da Vossko destaca algumas características importantes do jovem, como determinação, força e coragem. “Eu consigo perceber no Ítalo um enorme potencial. Ele é dedicado, busca a oportunidade e, apesar do seu início de vida difícil, não se vitimiza. Muito pelo contrário, usa sua história como um meio de se automotivar para ser cada dia melhor”, reflete o executivo.
Na Vossko do Brasil trabalham 511 funcionários. O jovem pode ser o próximo a integrar a equipe. “Escrevi a Ítalo o convidando para participar do nosso processo de seleção. Acredito nas pessoas e admiro a luta desse rapaz. Vou fazer o possível para que ele dê certo, se desenvolva como pessoa de bem e profissional”.
Apoio das empresas
Iniciativas como esta demonstram o quanto o programa Novos Caminhos contribui com a formação dos jovens, tornando-os protagonistas da sua própria história. “A semente deste modelo começa a crescer quando empresas como a Vossko estão abertas para o diálogo e reciprocidade. Que mais organizações apoiem iniciativas inovadoras como esta, e nos ajudem a fazer a diferença na vida dos jovens da nossa região e do nosso estado”, destaca a gerente executiva regional da Serra Catarinense Sesi/Senai, Silvia De Pieri Oliveira.
Trajetória
Não há como não se emocionar ao ouvir José Ítalo dos Santos Gomes, de 18 anos, contar seu início de vida difícil e determinação para se tornar um jovem forte e empreendedor. Aos 17 anos ingressou no Programa Novos Caminhos, que atende jovens em situação de acolhimento para desenvolver suas potencialidades e autonomia, em busca de perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.
Durante o Programa, ele e outros jovens com idade entre 14 e 17 anos, que vivem a mesma realidade de afastamento dos pais, receberam orientações profissionais para se preparar para o mercado de trabalho.
O juiz da Vara da Infância e Juventude da comarca da Lages, Ricardo Alexandre Fiuza, destaca que aos 18 anos eles deixam de ser acolhidos institucionalmente e precisam se manter. “Muitos deles, preferem seguir suas vidas sozinhos, outros têm que ajudar na renda da família. Aí se destaca a importância de ter uma preparação para o mundo do trabalho ou, ao menos, um norte de por onde começar”.
Trabalho feito em parceria
O Programa Novos Caminhos é resultado de uma parceria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ-TJ/SC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomèrcio). Desde 2013, quando o programa foi criado, mais de 265 adolescentes foram formados em Santa Catarina.
Fonte: Catarinas Comunicação