Conecte-se a nós

Entretenimento

João Grilo e Chicó estarão no palco do Marajoara

Published

em

Foto: Divulgação

Os trapaceiros mais adorados da dramaturgia brasileira chegam a Lages, no próximo sábado (17), para deleite do público local. João Grilo, um sertanejo mentiroso, e Chicó, o maior covarde de todos os tempos, são os personagens centrais do espetáculo “Auto da Compadecida”. Escrita pelo dramaturgo paraibano Ariano Suassuna em 1955, a peça já foi reinterpretada por diversas companhias em todo o país.

Em 2018, o espetáculo integra o 1º Circuito Universitário Sesc-Udesc de Artes Cênicas e Música, e volta aos palcos com a Cia. Caras de Boneco, formada por alunos de Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com direção de Paulo Balardim.

Se você já assistiu ao filme homônimo de Guel Arraes, lançado em 2000, provavelmente conhece a icônica interpretação de Matheus Nachtergale e Selton Mello. Mas para assistir ao espetáculo teatral, esqueça a atuação cinematográfica e prepare-se para uma experiência única, proporcionada pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Teatro da Udesc. Tanto João Grilo e Chicó, quanto os outros emblemáticos personagens ganham contornos únicos e personalidades encantadoras na interpretação do grupo de universitários.

Na trama, João Grilo e Chicó, dois sertanejos pobres, fazem de tudo para conseguir sobreviver a mais um dia no sertão, enganando e trapaceando quem estiver pela frente. Após a chegada de um bando de cangaceiras, que roubam a cidade, os habitantes são mortos e julgados pelo Diabo em pessoa. Quando seus problemas parecem não ter mais salvação, a Compadecida resolve intervir na hora do julgamento final.

O espetáculo utiliza recursos de formas animadas, mesclando a interpretação de atores e atrizes com a aparição de bonecos e figuras animadas. A trilha sonora é composta pelo repertório do movimento Armorial, idealizado por Suassuna na década de 1970, que sintetiza elementos e figuras da cultura popular nordestina.

Parceira

Pela primeira vez o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Catarina promove um evento de cunho universitário. O 1º Circuito Universitário Sesc-Udesc de Artes Cênicas e Música, desenvolvido em convênio com a Udesc, está levando à 14 cidades do estado dois projetos de música e dois de teatro, em apresentações gratuitas.

Além do espetáculo “Auto da Compadecida”, integram o circuito a peça “Resquício”, ambas do Departamento de Artes Cênicas, e os concertos “Aulos Núcleo de Flautas Doce da Udesc – Música Antiga e Contemporânea” (que passou por Lages no dia 3 de novembro) e “Madrigal Udesc”, oriundos do Departamento de Música.

De acordo com o técnico de Cultura do Sesc Lages, Robson Andrade, o que diferencia essa realização dos demais circuitos é o fato de que acontece em parceria. “É uma produção acadêmica da Udesc, e o Sesc entra como correalizador, facilitando a logística de produção, com transporte, alimentação e articulação local. Aqui em Lages ainda há a parceria com a Fundação Cultural, que cedeu o Teatro Municipal Marajoara para a apresentação”.

Esta versão de “Auto da Compadecida” é um espetáculo de grande porte como a linguagem acadêmica, que estreou em 2017, a partir das articulações nas disciplinas de Montagem Teatral. Além de Balardim na direção, a peça conta com a assistência de direção de Vicente Concílio e preparação vocal de Daiane Dordete.

“O Auto da Compadecida já foi apresentado em outras cidades no ano passado, por iniciativa da própria Udesc. Em 2018 essas apresentações já aconteceram também em festivais universitários que os estudantes estão participando, inscrevendo e circulando com espetáculos. Agora, especificamente pela parceria com Sesc, eles vão se apresentar em quatro cidades: Tijucas, Laguna, Criciúma e Lages”, comenta Dodete.

Serviço

O quê? Espetáculo “Auto da Compadecida”

Quando? Sábado (17 de novembro), às 20 horas

Onde? Teatro Municipal Marajoara

Quanto? Entrada franca

Duração: 1h50

Classificação: Livre

 

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: