Geral
Intoxicação alimentar aumenta no verão
Com o calor que atinge a Serra Catarinense nesta época do ano, com temperaturas que chegam aos 30ºC, aumenta, também, a demanda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Lages. Diariamente, entre 30 e 50 pessoas são atendidas na Upa com sintomas como vômitos, diarreias, dores abdominais e náuseas. As altas temperaturas favorecem a proliferação de bactérias e germes nos alimentos, provocando mal-estar.
O médico especialista em Medicina de Família e Comunidade, Pedro Yang, explica que no verão também é comum o aumento de doenças infectocontagiosas provocadas por micróbios que podem ser rapidamente transmitidos por contato direto ou indireto. A intoxicação alimentar pode acontecer com alimentos que são armazenados de forma adequada. “Às vezes, a intoxicação acontece porque a pessoa não lava as mãos antes de tocar na comida. A recomendação é que pessoas tomem cuidado com a higienização das mãos, inclusive quando for ao banheiro”, afirma.
Pedro explica que os sintomas dessas doenças demoram um pouco para se manifestar. Foi o que aconteceu com Fabiano de Souza, de 30 anos, que esteve na UPA na manhã de ontem. No fim do ano, foi acampar com a família, e só agora passou mal. Há três dias começou a ter náuseas e diarreia. Ele foi diagnosticado com intoxicação alimentar. “Acredito que está relacionado com a água da piscina”, disse.
Recomendações
- Lavar as mãos sempre que for ao banheiro
- Manter-se hidratado – Procure tomar sempre água potável
- Prestar a atenção na aparência, cheiro e composição dos alimentos antes de consumi-los é essencial
- Fazer uma higienização correta dos alimentos, principalmente frutas e verduras;
Calorão
Para o engenheiro agrônomo da Estação Meteorológica Climaterra, Ronaldo Coutinho, as altas temperaturas estão dentro da normalidade para a época do ano. O que, às vezes, ocorre é o aumento da umidade relativa do ar. “Quanto mais úmido estiver, pior a sensação de calor.” A chuva, mesmo ocorrendo de forma muito isolada, ainda está dentro do esperado para a estação.
Nathalia
08/05/2020 at 23:45
Conteúdo bem informativo! Se alguém quiser saber mais sobre intoxicação alimentar e complementar esta leitura: https://www.drentrega.com.br/bem-estar/os-melhores-remedios-para-intoxicacao-alimentar