Conecte-se a nós

Notícias

Interativo rural

Published

em

Lages, 29/06/2010, Epagri / Correio Lageano

 

Manejo do solo e ambiente

 


É preciso entender que existem diferenças entre manejo do solo e manejo do ambiente de produção, mas que ambos se completam. Manejo do solo relaciona-se às atividades a serem realizadas visando melhorar as condições do solo para receber a cultura e estão relacionadas às suas características. Manejo do ambiente de produção (AP) trata da adequação da cultura em função do solo, da planta (variedades) e das condições climáticas.

 


Biodiesel de óleos vegetais

 


Na Região Sul do Brasil há carência de alternativas economicamente viáveis de cultivos agrícolas de inverno. No ano agrícola 2006/07, a área cultivada com as principais culturas de verão na Região Sul superou em aproximadamente 11,8 milhões de hectares. Isso demonstra a elevada disponibilidade de área para cultivo de espécies para produção de biodiesel no inverno. A canola – colza com baixos teores de glucosinolatos e ácido erucico (Santos, 1995) -, a crambe, o nabo forrageiro e o linho são espécies oleaginosas invernais.

 

 

Aquecimento Global

 


A Epagri está envolvida em uma série de projetos e pesquisas sobre o aquecimento global. Um deles é a Simulação de Cenários Agrícolas Futuros (Scaf) a partir de projetos de mudanças climáticas regionalizadas, desenvolvidos pela Embrapa, em parceria com outras 25 instituições. No total, 226 pesquisadores trabalham para prever os impactos dessas mudanças na agricultura brasileira. A Epagri atua na análise das tendências climáticas atuais e no levantamento dos cenários agrícolas futuros para fruteiras temperadas (maçã e uva) e culturas de grãos (arroz, feijão, trigo e soja).
 

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: