Geral
Interativo rural
Lages, 29/06/2010, Epagri / Correio Lageano
Manejo do solo e ambiente
É preciso entender que existem diferenças entre manejo do solo e manejo do ambiente de produção, mas que ambos se completam. Manejo do solo relaciona-se às atividades a serem realizadas visando melhorar as condições do solo para receber a cultura e estão relacionadas às suas características. Manejo do ambiente de produção (AP) trata da adequação da cultura em função do solo, da planta (variedades) e das condições climáticas.
Biodiesel de óleos vegetais
Na Região Sul do Brasil há carência de alternativas economicamente viáveis de cultivos agrícolas de inverno. No ano agrícola 2006/07, a área cultivada com as principais culturas de verão na Região Sul superou em aproximadamente 11,8 milhões de hectares. Isso demonstra a elevada disponibilidade de área para cultivo de espécies para produção de biodiesel no inverno. A canola – colza com baixos teores de glucosinolatos e ácido erucico (Santos, 1995) -, a crambe, o nabo forrageiro e o linho são espécies oleaginosas invernais.
Aquecimento Global
A Epagri está envolvida em uma série de projetos e pesquisas sobre o aquecimento global. Um deles é a Simulação de Cenários Agrícolas Futuros (Scaf) a partir de projetos de mudanças climáticas regionalizadas, desenvolvidos pela Embrapa, em parceria com outras 25 instituições. No total, 226 pesquisadores trabalham para prever os impactos dessas mudanças na agricultura brasileira. A Epagri atua na análise das tendências climáticas atuais e no levantamento dos cenários agrícolas futuros para fruteiras temperadas (maçã e uva) e culturas de grãos (arroz, feijão, trigo e soja).