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INSS muda modo e horário de atendimento

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Mudanças começam a partir da próxima segunda-feira 21 de maio - Foto: Susana Küster

A partir da próxima segunda-feira (21), às mulheres que requisitarem o salário-maternidade urbano e todos que pedirem aposentadoria por idade urbano, deverão ligar para o telefone 135, da Previdência Social ou acessar a internet, no site.

Atualmente, estas pessoas precisam agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, o segurado acompanha o andamento pela internet ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência.

O objetivo do órgão é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido com a ampliação da concessão automática.

Mais mudanças

A ideia é ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis. A partir da próxima quinta-feira (24), serviços que eram prestados nas agências sem horário marcado, precisarão de agendamento. As pessoas terão que ligar para a Previdência Social, no 135 ou acessar a internet, no site do INSS para agendar atendimento. Confira a lista dos serviços nesta matéria.

Alteração de horário

O gerente da agência do INSS em Lages, Mayckel Vieira Torres, explica que a unidade funcionará das 8 às 13 horas para atender as pessoas que precisam de serviços que não exigem agendamento. Das 13 às 18 horas, serão atendidos os agendados.

Segundo o órgão, a alteração tem dois objetivos principais: permitir que seja dedicado mais tempo à análise dos requerimentos, resultando em maior agilidade na conclusão dos processos; e aumentar a oferta de vagas na agenda, reduzindo o tempo de espera entre o dia em que o segurado realiza o agendamento e a data do seu atendimento.

Lista dos Serviços que passarão a ser agendados:

  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
  • Atualizar dados cadastrais do beneficiário
  • Alterar meio de pagamento
  • Cadastrar Declaração de Cárcere
  • Transferir Benefício para outra Agência
  • Desistir de Aposentadoria
  • Cadastrar ou Renovar Procuração
  • Cadastrar ou Renovar Representante legal
  • Reativar Benefício
  • Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
  • Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
  • Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
  • Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
  • Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
  • Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
  • Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
  • Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
  • Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte