Geral
INSS muda modo e horário de atendimento
A partir da próxima segunda-feira (21), às mulheres que requisitarem o salário-maternidade urbano e todos que pedirem aposentadoria por idade urbano, deverão ligar para o telefone 135, da Previdência Social ou acessar a internet, no site.
Atualmente, estas pessoas precisam agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, o segurado acompanha o andamento pela internet ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência.
O objetivo do órgão é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido com a ampliação da concessão automática.
Mais mudanças
A ideia é ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis. A partir da próxima quinta-feira (24), serviços que eram prestados nas agências sem horário marcado, precisarão de agendamento. As pessoas terão que ligar para a Previdência Social, no 135 ou acessar a internet, no site do INSS para agendar atendimento. Confira a lista dos serviços nesta matéria.
Alteração de horário
O gerente da agência do INSS em Lages, Mayckel Vieira Torres, explica que a unidade funcionará das 8 às 13 horas para atender as pessoas que precisam de serviços que não exigem agendamento. Das 13 às 18 horas, serão atendidos os agendados.
Segundo o órgão, a alteração tem dois objetivos principais: permitir que seja dedicado mais tempo à análise dos requerimentos, resultando em maior agilidade na conclusão dos processos; e aumentar a oferta de vagas na agenda, reduzindo o tempo de espera entre o dia em que o segurado realiza o agendamento e a data do seu atendimento.
Lista dos Serviços que passarão a ser agendados:
- Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
- Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
- Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
- Atualizar dados cadastrais do beneficiário
- Alterar meio de pagamento
- Cadastrar Declaração de Cárcere
- Transferir Benefício para outra Agência
- Desistir de Aposentadoria
- Cadastrar ou Renovar Procuração
- Cadastrar ou Renovar Representante legal
- Reativar Benefício
- Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
- Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
- Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
- Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
- Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
- Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
- Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
- Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
- Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte