Geral

IFSC terá Semana dos Direitos Humanos

Published

em

Foto: Susana Küster/ArquivoCL

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vai realizar, entre os dias 18 e 22 de novembro, a I Semana dos Direitos Humanos do Campus Lages, promovido pela Comissão dos Direitos Humanos do campus. Paralelamente, acontece um concurso fotográfico que tem como tema o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).

O objetivo é despertar o interesse dos alunos do IFSC pelo assunto. Para participar, os alunos precisam apenas produzir fotos que remetam ao tema e inscrevê-las até o dia 17 de novembro, pelo e-mail [email protected] . Os vencedores serão conhecidos no encerramento do evento.

De acordo com a presidenta da Comissão, Ana Maria Martins Roeber, a proposta do evento é proporcionar aos estudantes e funcionários do IFSC o contato com atividades ligadas aos direitos humanos, abordando temas como igualdade racial e direitos das mulheres, dentre outros.

“A Comissão foi criada em 2017 e, nos primeiros anos, fizemos várias ações durante o ano, sempre próximas às datas, como Dia das Mulheres e Dia da Consciência Negra, por exemplo. Agora optamos por centralizar os eventos em uma única semana e intensificar as atividades”, explica Ana Maria.

A Comissão dos Direitos Humanos do Campus existe desde 2017 e foi criada a partir da adesão do IFSC ao “Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos”, lançado pelo Ministério da Educação (MEC) no mesmo ano. O foco do pacto é levar o debate destes temas para instituições de ensino técnico e superior.

Desde a sua criação, a comissão é responsável por ações como a promoção de palestras, mesas de debate e outras atividades extracurriculares que promovam a discussão sobre o assunto.

I Semana dos Direitos Humanos – IFSC Campus Lages

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (18)

19h às 20h30: Roda de conversa com o tema “Educação para os Direitos Humanos”

Terça-feira (19)

14h às 15h20: apresentação teatral com temática sobre o bullying

Quarta-feira (20)

14h às 15h20: Roda de conversa com tema “Consciência Negra”

Quinta-feira (21)

10h10 às 12h: Oficina sobre Direitos das Mulheres

Sexta-feira (22)

20h30 às 22 horas: Exibição de um filme com temática sobre Direitos Humanos e, após, roda de conversa

De 18 a 22 de novembro

Exposição sobre Direitos Humanos, no hall do campus

 

clique para comentar

Deixe uma resposta