Conecte-se a nós

Notícias

Hospital Infantil faz primeira captação de órgãos

Published

em

Foto: ArquivoCL

Pela primeira vez na história, o Hospital Infantil Seara do Bem (HISB), em Lages, fez uma captação de órgãos para transplante. O procedimento foi realizado na noite de sexta-feira (12). Uma equipe da Central de Transplantes de Santa Catarina veio a Lages para realizar o procedimento, que contou com o apoio da equipe do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP).

Os órgãos foram retirados de um menino de oito anos, que teve morte cerebral confirmada na manhã de sexta. A criança foi vítima de um acidente de trânsito, no último sábado, na BR-282. A cirurgia foi realizada após o consentimento da família.

Após cerca de quatro horas da cirurgia, o médico cirurgião-pediatra do HISB Pablo Rodrigo Knihs recebeu a imprensa para informações acerca da cirurgia. Ele explicou que, num procedimento, podem ser retirados fígado, córneas, coração, rins, pulmões, pâncreas, ossos e tecidos.

 

“Ainda não sabemos quantos órgãos serão captados, mas a ideia é retirar o máximo possível”, esclareceu o médico. Segundo ele, os órgãos foram transportados de helicóptero até os locais de transplante.

Pablo explicou que, no ano passado, o Hospital Infantil já havia tentado realizar um procedimento de captação de órgãos, mas não obteve êxito. Desta vez, após um processo de treinamento e capacitação de profissionais, finalmente, o procedimento aconteceu.

Para ele, o processo significa importante evolução da equipe médica e de enfermagem da unidade, que já realizou quatro cirurgias cardíacas. É um trabalho que envolve avanço tecnológico e profissional.

Referência

Este é o segundo acontecimento importante em Lages no que se refere à captação de órgãos para transplante. Na última quarta-feira (10), uma equipe médica realizou um procedimento no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. Os rins e um globo ocular foram doados por paciente que teve de derrame.

Dados mostram que Santa Catarina registrou, em fevereiro de 2019, o melhor desempenho da história em doações múltiplas de órgãos para o mês. Com quatro procedimentos realizados apenas nos dois últimos dias do mês, a SC Transplantes contabilizou um total de 23 doações. Historicamente, o mês de fevereiro tem baixos índices.

 

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: