Esportes
Gustavo Gugelmin assume a liderança em rally no Marrocos
O lageano Gustavo Gugelmin (navegador) e o piloto Bruno Varela assumiram a liderança da categoria para UTVs no 8º Rally Merzouga, no Marrocos. Após quatro dias de disputas, os brasileiros encaram a última etapa da prova nesta sexta-feira (20), com apenas 48 quilômetros de especiais (trechos cronometrados).
Eles aceleram o Can-Am Maverick X3, UTV campeão do Rally Dakar, e possuem vantagem de 59min11seg na ponta da tabela da categoria, de acordo com resultados extraoficiais.
A quarta etapa, formada por 372 km (233 de especiais), marcou o término da disputa em formato maratona, o qual não permitiu auxílio mecânico externo. Os brasileiros fecharam o dia em nono lugar, o suficiente para avançar ao primeiro posto da classificação dos UTVs.
“O nosso dia estava perfeito, mas perdemos tempo no último waypoint. Muitos competidores se perderam por lá”, contou o catarinense Gugelmin, que foi campeão da categoria no Rally Dakar 2018. “A quarta etapa do Rally Merzouga foi muito difícil. Além da maratona, exigiu habilidade na navegação.”
O UTV superou os últimos dois dias e mais de 600 km percorridos sem interferências da equipe de apoio, a South Racing Can-Am. “O Can-Am Maverick X3 passou ileso pela maratona, está perfeito, sem nenhum problema. O veículo passará por uma revisão e estaremos prontos para a etapa final, que é curta e requer bastante cautela para não colocar tudo em risco”, concluiu Gugelmin.
A largada da quinta etapa será em linha, ou seja, com os competidores lado a lado. A disputa que define os campeões traz percurso com 100% de dunas na região de Merzouga. O roteiro total da prova soma 1159 quilômetros, incluindo 908 de especiais.
Resultados acumulados após quatro etapas
- Bruno Varela/Gustavo Gugelmin (Brasil)
- Eric Abel/Christian Manez (França)
- Annet Fischer/Filipe Palmeiro (Alemanha)
- Frederic Henricy/Eric Bersey (França)
- Juan Miguel Medero/Guillermo Artolachipi (França)