Variedades
Grupo Teatrando Por Aí estreia nova turnê em escolas
Em tempos de reality shows culinários e debate sobre o uso de agrotóxicos e consumo de alimentos industrializados, comer bem tem se revelado uma arte. E para provocar uma reflexão crítica e também divertida sobre a alimentação humana, o grupo Teatrando Por Aí leva Salada Cherrie às escolas.
De 20 a 24 de agosto, a trupe de Florianópolis estreia Salada Cherrie nas escolas públicas de Capão Alto, Campo Belo do Sul, Cerro Negro, Esmeralda e Pinhal da Serra, com um total de 16 apresentações gratuitas. A turnê conta com o patrocínio da BAESA – Energética Barra Grande, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, e é voltada para o público infantil, entre 6 e 10 anos.
De uma forma leve e reflexiva, o quarto espetáculo autoral da trupe de Florianópolis aborda a relação das pessoas com o alimento e a natureza e mostra que alimentar-se bem também envolve afeto, cuidado e consciência. A peça tem duração de 50 minutos e marca a comemoração de 10 anos do grupo de teatro infantil.
Escrito pela atriz e dramaturga Marina Monteiro, Salada Cherrie é antes de tudo um convite à experiência estética e provoca um olhar artístico sobre a vida. “É uma história divertida sobre um conflito familiar com uma pitada de mistério e um olhar crítico sobre o universo da alimentação humana”, explica a autora da peça.
Ainda assim, observa Marina, o grupo não tem a pretensão de ensinar as crianças a se alimentarem bem. Segundo ela, a potência do teatro na escola não é repetir o que a escola já faz ou se colocar de forma didática a ensinar conteúdos. “O teatro pode transformar a escola, pode revolucionar o ambiente escolar, sobretudo se apostar em sua própria força, tendo, portanto, um papel político e social também”, defende Marina.