Variedades

Livro de Hilda Hilst é destaque na Festa Literária Internacional de Paraty 2018

Published

em

O livro de poesia Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão, escrito pela poetisa, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira Hilda Hilst, está em primeiro lugar entre os mais vendidos da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2018. Composto por 132 páginas, publicado em 1974 a obra tornou-se a mais lida, festejada e estudada.

Com a forte marca da prosa, este volume de poemas apresenta os temas que consagraram a poeta, a entrega amorosa, a devoção mística, o anseio pelo encontro, o temor da morte. Nesta obra, Hilda consegue, por fim, obter o equilíbrio entre a ideia e sua expressão, através da espontaneidade da sintaxe e de um vocabulário desconcertante.

Hilda de Almeida Prado Hilst, nasceu na cidade de Jaú (SP), no dia 21 de Abril de 1930. Filha única do fazendeiro, jornalista, poeta e ensaísta Apolônio de Almeida Prado Hilst, e de Bedecilda Vaz Cardoso.

No ano de 1952 formou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Em 1968, casou-se com Dante Casarini, e neste mesmo ano escreve duas peças teatrais O Visitante e Novo Sistema. Entra no gênero da ficção em 1970, publicando o livro “Fluxo Floema”. Em 1982, escreve “Senhora D”, que posteriormente foi adaptada para o teatro.

Divorcia-se do marido em 1985, e em 1991 publica “Bufólicas”, um compilado de poesias satíricas. Alguns de seus textos foram traduzidos para o francês, alemão, inglês e italiano. Hilda Hilst faleceu em Campinas, São Paulo, no dia 04 de Fevereiro de 2004.

 

Ama-me. É tempo ainda. Interroga-me.

E eu te direi que o nosso tempo é agora.

Esplêndida altivez, vasta ventura

Porque é mais vasto o sonho que elabora

Há tanto tempo sua própria tessitura.

Ama-me. Embora eu te pareça

Demasiado intensa. E de aspereza.

E transitória se tu me repensas.

 

* Trecho do livro Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão.