Geral

Governo quer deixar de usar papel nas secretarias

Published

em

Papéis são arquivados para possíveis pesquisas no futuro - Foto: Governo de SC/ Divulgação

Uma economia anual de R$ 29 milhões em todas secretarias e órgãos do governo estadual, e a tramitação de documentos e de processos mais rápida. Esses dois fatores aliados à preservação do meio ambiente serão possíveis graças ao projeto denominado Governo Sem Papel. Ao menos é o que aposta o Governo do Estado de Santa Catarina.

O projeto abrange todos os órgãos do governo, o que envolve também escolas e delegacias presentes nos municípios do Estado. De acordo com o diretor de governança, eletrônica e inovação, Félix Fernando da Silva, o prazo para todos se adequarem é dia 2 de abril e o processo de digitalização é obrigatório.

Será feita a fiscalização de todos os órgãos, através do sistema do governo. “Conseguimos visualizar de forma digital ou manual, quem está aderindo a digitalização. Mas, todos estão aderindo aos poucos”.

Os gestores da secretaria estadual da Administração, secretário Jorge Eduardo Tasca e o secretário adjunto, Luiz Antonio Dacol, já receberam os últimos carrinhos lotados com notas de empenho e processos de compra para assinaturas. Tudo está sendo arquivado em caixas e será encaminhado ao arquivo para que sejam resgatados em caso de necessidade.

Dacol explica que levou mais de três horas para assinar e analisar todos os processos. ”Esses documentos ainda foram tramitados fisicamente na secretaria. Antes de assinar fisicamente cada um, é preciso entrar no sistema, conferir a certificação de cada nota ou contrato que gerou aquela compra em lugares diferentes, seja em sites ou programas que exigem novos logins e senhas. Se a tramitação fosse digital, no mesmo documento, já constam todas as informações. Em cerca de 15 minutos nós ja conseguiríamos dar andamento à mesma quantidade de processos”.

Treinamento

Em janeiro, a secretaria de Administração iniciou os treinamentos dos servidores de todos os órgãos para que possam utilizar o Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos, apenas nas modalidades digitais.

Mesmo ainda em fase de implantação em Santa Catarina, o Governo sem Papel já está servindo de modelo para outros estados. O secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, recebeu a visita da secretária Estadual de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo, Lenise Loureiro, e do coordenador-geral de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, também daquele estado.

Eles vieram à Santa Catarina para conhecer de perto o Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos, adotado pelo Estado para eliminar a circulação de documentos e processos impressos no Executivo estadual.

clique para comentar

Deixe uma resposta