Névio Fernandes

Gosto pela leitura

Published

em

Foto: Freepik/Divulgação

A cada dia que se sucede, cresce o movimento em favor da leitura, quando estão à frente do mesmo professores, entidades educacionais e pessoas ligadas à literatura. Faço questão de tecer loas a quem se dedica a tão nobre iniciativa.

Existe em Lages uma série de personalidades, a que se dedicam assiduamente à leitura de livros dos mais diferentes autores nacionais e estrangeiros. Alguns com quem mantenho uma sólida amizade, não têm uma ideia de quantas obras já leram. Dá gosto observar pessoas que se dedicam a tão nobre costume, quando muitos procuram ler bons e escolhidos livros.

Há aqueles que costumam ler com o máximo de atenção os assuntos inseridos nas obras, para que partes dos conteúdos possam ser transmitidos a outros, em forma de conversas informais ou para se ajustar à conferências, reuniões ou em salas de aula.

Por outro lado, é comum muitas pessoas utilizarem a leitura, com displicência, sem tirar dela qualquer proveito, fazendo com que a mensagem propriamente dita, contida na obra, não consiga extrapolar das suas páginas, esbarrando-se numa indiferença e apatia do leitor.

A leitura deve ser sempre procedida com grande interesse e bastante cuidado, pois só assim poderemos chegar à conclusão de onde nos encaixamos no texto que estamos lendo.

Aqueles que são dotados de inteligência devem através da leitura analisar de forma sintética ou adequada o que os autores procuram transmitir e em seguida aplicar as lições ao seu caso pessoal.

Quando se procede a uma leitura de livro, jornal ou revista, necessitamos dispor de capacidade suficiente para assimilar as mensagens que chegam ao nosso conhecimento por intermédio da leitura, filtrando-se como se fosse uma água e com ajuda de nossa percepção, afim de que as ideias oferecidas pelo autor se ajustem ao nosso aperfeiçoamento.

Não sei se meus leitores haverão de entender o que passa em meu pensamento. È quando lemos um livro ou mesmo um simples artigo de jornal, necessário se torna pensar que o autor desenvolveu todo um processo mental para chegar até nós o resultado de seu pensamento, de sua experiência e de sua vivência particular,

Desejo confessar aos nobres leitores de que procedo a leitura de três livros ao mês, ocupando cerca de uma hora e meia por dia, o que me causa muita satisfação. Claro que o assunto sobre leitura é muito vasto e voltarei a abordá-lo com mais minudência em outra ocasião.

1 Comentário

1 Comentário

  1. Cris Inácio

    26/02/2020 at 15:42

    Kindle Unlimited
    Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser.
    https://amzn.to/32tVqjh

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: