Geral
Gabinete de Crise se encerra e aulas voltam na segunda
O prefeito Antonio Ceron encerrou na tarde desta sexta-feira, dia 1º de junho, o Gabinete de Crise instalado por meio de decreto para discutir e agir em conjunto com instituições representativas e as forças estaduais e nacionais de segurança os efeitos do movimento dos caminhoneiros em Lages. A conclusão é de que a situação praticamente voltou à normalidade em todos os segmentos e que o Gabinete de Crise cumpriu com eficiência a sua missão.
Na educação, um dos setores mais afetados, as demandas de gás de cozinha, alimentos e óleo diesel para os ônibus de transporte dos estudantes já foram supridas. Assim, as aulas serão retomadas normalmente na próxima segunda-feira, dia 4, em todas as 129 unidades da rede municipal de ensino, contemplando 15 mil alunos.
Na saúde, medicamentos e produtos básicos, como gazes e ataduras para curativos, que estavam em falta, já foram restabelecidos, bem como o oxigênio dos hospitais. Os serviços públicos essenciais, como limpeza urbana e coleta de lixo, também estão regulares, assim como o transporte coletivo da Transul, o fornecimento de água da Semasa e o abastecimento dos supermercados, onde os produtos já começam a chegar gradativamente.
Em relação ao combustível veicular, os postos estão recebendo normalmente e a situação deve estar 100% normalizada até a próxima segunda-feira, dia 4. Quanto ao gás de cozinha, a situação hoje é de 90%, sendo também regularizada nos próximos dias. As rodovias estaduais e federais estão com tráfego normal, sem nenhum ponto de aglomeração ou bloqueio.
“Formamos um Gabinete de Crise com a participação dos principais segmentos, em especial as forças de segurança. Todos agiram em conjunto e sem medir esforços. Por isso, obtivemos êxito em reduzir ao máximo os efeitos sobre a população e podemos dizer que a situação está praticamente normalizada em toda a nossa cidade”, comenta o prefeito Antonio Ceron.
Festa Nacional do Pinhão
A 30ª Festa Nacional do Pinhão também ocorre normalmente e sem maiores transtornos, ainda que a programação do Palco Nacional para o próximo domingo, dia 3, tenha sido cancelada por motivo de dificuldade logística dos artistas. As atrações dos demais espaços do Parque Conta Dinheiro, incluindo o backstage, estão mantidas.
Assim, a Gaby Produtora e a GDO Produções, empresas responsáveis pela organização da festa, informam que o ingresso de domingo poderá ser utilizado para os mesmos setores nesta sexta, dia 1º, e no sábado, dia 2, sem a necessidade de troca. Todos os espaços do Palco Nacional – backstage, camarote, área vip e pista – serão liberados e poderão ser utilizados por ordem de chegada até o preenchimento da capacidade de público.
As pessoas que optarem pelo reembolso do valor pago antecipadamente devem entrar em contato a partir de segunda-feira com a Blueticket, para os ingressos comprados pela internet, ou com os postos de venda.
Neste domingo, a entrada será gratuita no parque a partir das 14h. Já a partir das 19h, no Palco Nacional, haverá show do grupo Tchê Garotos. O Palco Nativista receberá Marcelo Oliveira, Leo Moraes e Grupo Gaúcho. Já o backstage terá a apresentação de Flavio Steffli.