Conecte-se a nós

Notícias

Previsão indica chance de neve nas áreas altas da Serra Catarinense

Published

em

O sol aparece, porém com chuva isolada no início do dia na Serra Catarinense - Foto: Patrícia Vieira

A passagem de uma frente fria provocou chuva e mantém as temperaturas baixas em Santa Catarina. O fim de semana será de frio. As temperaturas despencam ainda mais no decorrer do sábado (2), e alguns municípios devem ter registro de geada ao longo dos próximos dias. Nas áreas mais altas, há até a possibilidade de nevar.

Segundo o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, as madrugadas deverão ser geladas, por exemplo, no fim de semana, as temperaturas ficam próximas a 0º C e haverá geada no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages, durante os dois últimos dias da 30ª Festa Nacional do Pinhão.

Neste sábado, as temperaturas continuam em declínio, com as menores marcações sendo registradas durante a noite. Essa mudança acontece devido ao avanço de uma massa de ar frio por Santa Catarina. As mínimas ficam entre 7°C e 12°C na maior parte do Estado, e entre 3°C e 6°C em vários pontos do topo da Serra, com chance de geada isolada.

Máximas entre 13°C e 18°C na maior parte de Santa Catarina e 11°C e 14°C na Serra. Ainda no sábado, o sol volta a aparecer, com chuva isolada no início do dia na Serra Catarinense. Nas demais regiões, chuva isolada, melhorando no decorrer do dia, com a frente fria se afastando de Santa Catarina.

O domingo (3) será de tempo seco e ensolarado em todas as regiões do Estado. Temperaturas devem ser baixas em todas as regiões, devido à massa de ar frio, com mínimas ao amanhecer de 0°C a -4°C, com geada forte do Oeste à Serra Catarinense.

Máximas entre 12°C e 17°C na maior parte de Santa Catarina, e 9°C e 12°C na Serra. “A madrugada de domingo será muito fria na região, podendo chegar a 4°C negativos e poderá ter a formação de sincelo no Morro das Torres, em Urupema, durante a madrugada,” afirma Coutinho.

Vai nevar?

A grande dúvida que acompanha o frio nos próximos dias é se teremos ou não neve na Serra Catarinense. Ronaldo Coutinho ressalta que a confirmação do fenômeno, e sua intensidade, somente será possível entre segunda-feira (4) a terça-feira (5).

E, embora diga que ainda é cedo para afirmar a possibilidade de neve, a Climaterra não descarta o fenômeno para os pontos mais altos dos municípios de Urupema, São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e Painel, por exemplo.

“Somente em pontos elevados, em nenhuma área urbana, por enquanto. Subir a Serra por causa disso, é perda de tempo e dinheiro”, afirma Coutinho.

Tendência

O período começa com temperatura baixa em SC e maior umidade no Oeste e Sul do Estado. Nos dias 8 a 10, há previsão de chuva para todo o Estado, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão) e formação de uma nova frente fria. Na sequência, uma nova onda de frio deve atingir o Sul do Brasil, declinando a temperatura e mantendo o tempo mais seco.

Compartilhe
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Cinema

Facebook

Anúncio

Rua Coronel Córdova, 84 - Centro - CEP: 88502-000 - Lages (SC) - Brasil . Contato - Fone: 49 3221.3300 e-mail: correiolageano@correiolageano.com.br

Todos os direitos autorais são propriedade do Correio Lageano e Portal CLMais