Conecte-se a nós

Negócios

Frio causa problema em aquecedores

Published

em

Lages, 12 e 13/06/2010, Correio Lageano

 


Celesc inicia reparos nos aquecedores solares que apresentaram vazamentos de água por causa das baixas temperaturas.

 


No ano passado, com a promessa de reduzir os gastos com energia elétrica, a Celesc instalou 534 aquecedores solares em casas do bairro Santa Catarina. Durante o verão os equipamentos funcionaram muito bem. O problema é que com a chegada do inverno, os aparelhos passaram a apresentar vazamentos. Na residência da dona de casa Neusa Rodrigues, os vazamentos são poucos e ela destaca que ocorrem nos dias de mais frio. Já o aposentado João Maria Madruga, não teve a mesma sorte. Ele conta que a partir das 18 horas o vazamento é enorme. “Para conter a água tenho que manter o relógio desligado. Eu ainda não desliguei o chuveiro do aquecedor porque não sei”, diz.

 


O aposentado diz que se por um lado, houve economia de luz, a de água dobrou. “Eu não quero mais este equipamento”, diz. Quem desligou o equipamento não está enfrentando o problema, que é o caso de Ariovaldo Rodrigues. “Eu já desinstalei faz tempo”, disse. José Evandro Pereira tomou a mesma atitude. “Tinha muitos vazamentos, me obriguei a desligar”, conta.

 


O gerente regional da Celesc, engenheiro Nazareno Vieira Lima, esclarece que o problema ocorreu porque os idealizadores do projeto não previram as baixas temperaturas de Lages. Ele explica que os aquecedores têm uma válvula descongelante, que expele a água para que ela não congele. Com as baixas temperaturas registradas nos últimos dias, a válvula fica ativada direto, expelindo mais água que o necessário, causando os vazamentos.


Para resolver o problema, o engenheiro destacou que um dispositivo será instalado, fazendo com que a água permaneça no aquecedor. Segundo Nazareno, o investimento para fazer o conserto será de R$ 150 mil. “Na próxima semana a empresa que fez a instalação estará no local para resolver o problema”, explica. O engenheiro ressalta que esta adequação será necessária apenas nas regiões frias, e que o dispositivo instalado funcionará apenas no inverno.

 

Semasa também constatou o problema

 


O secretário da Semasa, Joel de Oliveira, diz que os moradores já haviam avisado a Semasa sobre os vazamentos. “Nós já conversamos com a Celesc para tentar resolver a situação. Fomos informados que os reparos serão feitos em breve. Por enquanto, não foi tomada nenhuma providência porque o gasto de água é do usuário”, conclui o secretário Joel de Oliveira.

 

Fotos: Deyse Pessoa

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: