Geral

Falta recurso federal para obra do Ceim Santa Helena

Published

em

Construção está abandonada há quase dois anos - Foto: Susana Küster

Parada há quase dois anos, a obra do Ceim Santa Helena está rodeada de mato e com alguns tapumes que a cercavam, sumiram. A obra parou por conta do atraso no repasse de recursos financeiros do Governo Federal, segundo o diretor-administrativo e financeiro da Secretaria de Educação de Lages, Agnaldo Pereira. 

Esta não é a única obra que parou em Lages, devido à mesma situação. A construção do Ceim Centenário também está atrasada. Não é só na área da Educação que a falta de recursos impactou. A construção do posto de saúde do Bairro Vila Mariza atrasou em um ano, devido ao mesmo problema.

A construtora que executava a obra do Ceim Santa Helena desistiu e foi preciso lançar outro edital de licitação, fazendo com que o processo de conclusão demorasse ainda mais. Pereira diz que a empresa vencedora da licitação será conhecida nos próximos dias.

O objetivo é abrir 280 vagas em período parcial, pois foi um acordo com o Ministério Público, a prefeitura criar 1,6 mil vagas na rede municipal, até 2021. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação opta por vagas de meio período. Porém, em algumas creches, como foi o caso do Ceim Pró-Morar, foi preciso mudar para período integral, porque a demanda dos pais era essa. Afinal, a maioria trabalha e precisa deixar o filho (a), o dia todo em uma instituição de ensino.

O investimento do Ceim Santa Helena, que possui 1,1 mil metros quadrados é de R$ 3 milhões, sendo que em torno de 2,6 milhões são recursos federais e R$ 400 mil são provenientes de contrapartida da prefeitura. Esses valores são aproximados, já que segundo Pereira, tudo vai depender do fechamento do edital de licitação. A intenção é que a obra seja entregue no primeiro semestre de 2021.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com