Geral
Faixas adicionais proporcionam conforto e fluidez na BR-116
A Autopista, concessionária da BR-116 em Santa Catarina e no Paraná, fez 18 quilômetros de terceiras faixas na rodovia. Ao todo, estão previstos 48,5 quilômetros de faixas adicionais no estado de Santa Catarina, segmentados em municípios como Mafra, Santa Cecília, Ponte Alta e Lages.
Estas faixas são dimensionadas para trechos de rampa ascendente para melhorar a fluidez do tráfego de veículos leves, proporcionando locais mais seguros para ultrapassagens dos veículos pesados/lentos.
Entre as principais características destas obras estão o aumento de capacidade da via, redução do tempo de viagem, além de oferecer maior segurança aos usuários. Acidentes do tipo colisão frontal são evitados, pois são motivados pela ausência de espaço e visibilidade de ultrapassagem.
Para maior segurança dos usuários da rodovia e trabalhadores alocados nessas frentes, a concessionária executa a sinalização de desvio de obras implantando também barreiras de proteção de concreto no bordo da pista. Com isso, durante as etapas de escavação e pavimentação, não se faz necessária a sinalização tipo pare e siga, minimizando os transtornos aos usuários.
Corte de vegetação
Para a implantação de algumas obras é necessária a supressão de vegetação. Para isso, a Arteris Planalto Sul realiza levantamentos na área impactada verificando as espécies de árvores que serão suprimidas, o volume de madeira e o estágio de regeneração do fragmento florestal. Estes estudos são protocolados no Ibama e após análise, se estiver de acordo, o órgão emite a Autorização de Supressão de Vegetação (ASV).
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), autoriza o destino da madeira cortada e a concessionária prioriza a doação da madeira para entidades beneficentes ou a um proprietário lindeiro próximo ao local de estocagem.