Geral

Estudantes criam biblioteca comunitária

Published

em

Foto: Susana Küster

Melhorar o desempenho mental e a escrita, estimular a criatividade, aguçar o senso crítico, ampliar o vocabulário, entre outros benefícios que a leitura traz. Esses são alguns dos objetivos que 28 estudantes do ensino médio da Escola Visconde de Cairú, querem alcançar por meio de uma biblioteca implantada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Centenário.

Na terça-feira (10) de tarde, a inauguração da biblioteca comunitária teve até uma contação de história, que estimulava a leitura, feita pela professora do colégio Visconde, Patrícia Godinho. Vestida como uma senhora idosa, ela chamou a atenção, principalmente das crianças da comunidade que estavam no local. 

A escola foi escolhida pelo Sesc para desenvolver o projeto Linhas do Conhecimento – Organização Comunitária Junior Achievement, que proporciona aos estudantes a experiência de criar uma organização comunitária. Os alunos analisam a comunidade, identificam uma situação que pode melhorar e elaboram um projeto. A professora de português, Geovana Gasparin, explica que quem teve a ideia de criar a biblioteca foram os alunos, mas o Sesc assessora caso surjam dúvidas durante o desenvolvimento da proposta. 

Um dos estudantes envolvidos na criação da biblioteca, Eduardo Machado Costa, 18 anos, comenta que os livros vieram de doações de professores, da Uniplac e da comunidade em geral, principalmente de moradores do Bairro Vila Nova, onde fica a Escola Visconde de Cairú. 

Os livros ficam disponíveis para quem ir até o Cras do Bairro Centenário para algum atendimento. Também podem ser levados para casa, desde que sejam devolvidos. Serão trocados depois de uns dois meses por outros. Uma das moradoras da região do Cras, Elis Regina de Souza, 55 anos, diz que pretende ler alguns livros da biblioteca. “Adoro ler e escrever, sinto necessidade de ler para desestressar. Gosto de livros de autoajuda, suspense, poesias e outros tipos”. Ela também quer doar alguns exemplares para a biblioteca.

Como ajudar

A ideia do projeto é implantar mais bibliotecas em postos de saúde e em outros Cras. Os alunos pretendem criar outro ponto de leitura no posto de saúde do Bairro Vila Nova. Quem tiver interesse em doar livros, pode deixá-los na Escola Visconde de Cairú. 

 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com