Geral
Estado busca recursos, para a educação, no Governo Federal
A secretária de Educação, Simone Schramm, articulou recursos para melhorias em infraestrutura e mobiliário nas instituições de ensino de Santa Catarina com o ministro da Educação, Rossieli Soares, nesta terça-feira (5). Simone ainda buscou informações sobre convênio para liberação de 131 ônibus escolares em benefício dos estudantes catarinenses. A secretária de Articulação Nacional, Lourdes Coradi Martini, também acompanhou a audiência.
“Nossas reivindicações foram recebidas com muita atenção, sendo que o ministro se comprometeu em reunir o mais rápido possível os técnicos de cada área para solucionar estas pendências”, frisa Simone. Nesta quarta-feira (6) Soares convocará uma conversa com sua equipe para viabilizar toda questão imobiliária dos Centros de Educação Profissional (Cedup) e colocá-los em operação.
Referência
Em relação ao transporte escolar, o ministro orientou que o tema deve ser discutido com a bancada catarinense no Congresso Nacional para que os recursos sejam angariados através de emendas parlamentares. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – uma das estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para melhorar a educação básica, que abrange a educação infantil, o ensino fundamental e o médio – está em processo de implantação no Estado e também esteve em pauta com o ministro.
“Santa Catarina é referência nacional na implantação do programa, portanto, estamos nos aproximando do Governo Federal para que possamos viabilizar a qualidade do ensino em nosso Estado”, comenta. Cada federação tem até 2020 para concluir o processo, mas a solicitação do Ministério da Educação é de que até dezembro de 2018 esteja alinhado nas instituições um currículo base para a formação de professores.