Geral

Escolas municipais oferecem atividades só de forma física 

Published

em

Com as aulas suspensas,  pais de alunos da rede municipal devem buscar as atividades na escola  Foto: Marcela Ramos

O que era atribuído quase que exclusivamente aos professores, agora também cabe aos pais ou responsáveis ajudar os alunos a recuperar o conteúdo perdido em função da pandemia do coronavírus.

As aulas presenciais foram interrompidas a partir do dia 17 de março e a Secretaria de Educação de Lages desenvolveu um sistema digital, já utilizado por professores e que, futuramente poderá ser acessado por alunos.

Por enquanto, o material didático disponibilizado pelo professor precisa ser retirado na escola onde cada criança está matriculada. 

Fabiane Arruda da Silva Orlandi é diretora da Escola Municipal de Educação Básica Belizária Rodrigues, no Bairro Maria Luiza.

Ela explica que as atividades são disponibilizadas de forma física de 15 em 15 dias ou semanalmente, dependendo da escola.

“Ligamos e informamos pela redes sociais, para que o responsável pelo aluno venha até a escola buscar a atividade e trazer a que já foi feita para ser corrigida. Os pais fazem uma fila ali fora, para não haver aglomeração. Dividimos os professores em equipes, para virem a cada 15 dias. Ainda não temos previsão de quando o sistema online será disponibilizado para os alunos”, explica. 

A secretária municipal da Educação, Ivana Michaltchuk, informa que o sistema online não foi disponibilizado para os alunos, porque os professores ainda estão se adaptando e fazendo o cadastramento das turmas.

“A plataforma online estará à disposição dos estudantes também. Todas as unidades escolares já estão entregando atividades impressas, visto que,  já constatamos devido a procura da maioria das famílias, que a preferência se dá pelas atividades físicas, pois muitos não possuem rede de internet em suas casas,  mas a plataforma online também é uma ferramenta disponível aos estudantes e professores”, comenta.  

Ivana também explica que a  plataforma digital já está funcionando com os professores em relação à educação permanente, onde os encontros de estudos são por meio dessa ferramenta de apoio.

“Consideramos importante esse período de atenção específica aos professores que nos procuram por alguma dificuldade técnica ou pedagógica.”

Além disso, a  Secretária Educação afirma que as turmas dos anos iniciais e anos finais, que totalizam 7.583 estudantes do ensino fundamental estão sendo cadastradas no sistema. Já as crianças da educação infantil receberão conteúdo por meio das suas famílias, conforme prevê a legislação nacional.

Nas escolas estaduais de Lages, os alunos já começaram a receber as atividades de forma virtual, para aqueles que não têm acesso à internet, as tarefas são disponibilizadas na escola. 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com