Esportes

Era destaque nacional na década de 1960

Published

em

Plínio Luersen recebeu homenagem pelos seus feitos nas 12 Horas de Lages - Divulgação

As novas gerações não imaginam, mas Lages já foi importante rota do automobilismo nacional, tendo atingido seu ápice em 1966, com a realização das 12 Horas de Lages. Única cidade do interior do país a realizar uma corrida com tamanha duração, na época. Até então só São Paulo e Porto Alegre tinham realizado tal tipo de prova.

A largada era dada na Avenida Presidente Vargas, em uma descida com o calçamento às vezes molhado e a mais ou menos 500 metros de uma ponte que parecia um funil. Seguia até a chamada “Curva do Coral” (que tinha esse nome por causa do bairro de mesmo nome) e seguia pela reta do Coral que era de paralelepípedos irregulares, estreita, abaulada e normalmente com um pouco de barro trazido das laterais pelo tráfego do dia a dia e que exigia correções de rumo ao final da reta.  Nas proximidades do Batalhão, uma chicane em piso de terra, seguido de um contorno à esquerda, demarcado por tonéis, para entrar na Avenida Duque de Caxias, e daí para frente era pé no fundo até chegar na conhecida “Curva do Muro”. A pista podia não ser lá essas coisas, mas era muito desafiadora.

>>Homenagem_ E foi nessas provas, que contavam com a participação de pilotos vindos de várias partes do país, que Plínio Luersen e Osni Pilar se destacaram com o Simca preparado por eles mesmos, chegando na frente de muita “gente grande “, tais como Wilson Fittipaldi e José Carlos Pace. E foi por esses feitos que Plínio Luersen foi homenageado no último arrancadão de carros, no último fim de semana, também comemorando os 50 anos das 12 horas de Lages.

clique para comentar

Deixe uma resposta