Geral

Em dois dias, cases de sucesso de oito empresas serão detalhados

Published

em

Durante o seminário o público irá conhecer a história da Fruticultura Malke - Foto: Suzani Rovaris

Representantes de oito empresas que se tornaram referência em seus segmentos contarão nas noites de terça-feira (6) e quarta (7) suas histórias. Os cases de sucessos serão apresentados durante o Seminário de Desenvolvimento da Serra Catarinense (Sede Serra) na Acil, em Lages.

Essas empresas fizeram parte da história do Prêmio Empreendedor José Paschoal Baggio, ao longo de 20 anos, e impulsionam o desenvolvimento econômico da região mostrando a importância de se ter uma visão diferenciada para os negócios. Promovido pelo Correio Lageano, o evento se iniciará, às 19h30 de cada dia.  

No primeiro dia, o público conhecerá no Sede Serra as histórias da Ambev, Bistek, Celesc e Fruticultura Malke. Já na quarta-feira, será a vez de Angeloni, Klabin, Madepar e Minusa. O consultor do Ceteg, Daniel Keller, será o moderador.

A função do mediador é fazer a interlocução e a conexão entre as falas de cada um dos representantes das empresas, que estarão relatando o que fizeram nestes últimos 20 anos para que fossem cases de sucesso e destaque no Prêmio Empreendedor.

“Ao final de cada uma das noites faremos um fechamento que ligue cada uma daquelas falas,  que possa dar uma utilidade prática para quem estiver participando, como aprendizado, as lições que foram compartilhadas por eles” explica o consultor. A entrada é gratuita, mas o ingresso precisa ser retirado no setor comercial do Correio Lageano.

Pequeno histórico

Ambev

A Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. Mas a história começou muito antes, quando eram duas cervejarias na década de 1880: a Companhia Antarctica Paulista e a Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia.

Hoje, são mais de 100 rótulos e uma empresa preocupada com o Meio Ambiente.  Assim trabalha com embalagens retornáveis já que possuem um ciclo de vida maior, podendo ser reutilizadas até 20 vezes antes de virar resíduo e, quando descartadas, ainda podem ser recicladas. Além disso, a troca dessas garrafas chega a proporcionar uma economia de até 30% para o consumidor, já que ele não paga por um novo vasilhame.

Angeloni

Empresa 100% familiar, o Angeloni foi fundado há 60 anos em maio de 1958, pelos irmãos Antenor e Arnaldo Angeloni, a partir de uma pequena fiambreria, em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, de onde começou a expansão para as maiores cidades do estado inclusive em Curitiba, onde possui 4 unidades.

O Angeloni é hoje a 13ª empresa varejista no país, conforme o ranking supermercadista nacional Abras 2018, foi  24 vezes consecutivas Top of MindSC, 16 vezes escolhido Supermercado do Ano pela Acats.

Inaugurada em março de 1986, a loja de Lages foi reformada e ampliada em 2006. Possui área de vendas de 4.125m² e área construída de 21.713m². Oferece 350 vagas de estacionamento e é atendida por 300 funcionários diretos e 150 indiretos.

Bistek

A Rede Bistek de Supermercados comemora 39 anos de atividades como uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina. Suas lojas estão distribuídas nas cidades de Criciúma, Blumenau, Brusque, Cocal do Sul, Florianópolis, Joinville, Lages, Nova Veneza, Navegantes, São José e Itajaí totalizando 19 unidades .

A empresa iniciou sua trajetória no ano de 1968, quando Adelino Ghislandi abriu a primeira venda no centro de Nova Veneza. Em 1979, implantou uma loja de autosserviço, como os estabelecimentos encontrados em grandes centros.

Celesc

Com 63 anos de existência, a Celesc possui presença consolidada no setor elétrico brasileiro. Mantém hoje um sistema elétrico robusto, formado por mais de 6 pontos de conexão com Sistema Interligado Nacional, subestações e mais de 150 mil km de redes; mais de um 1,6 milhão de postes e 170 mil transformadores.

Desde 1999 a Celesc Distribuição investe em diversas ações de eficiência energética, beneficiando principalmente comunidades de baixa renda, hospitais filantrópicos e consumidores residenciais. Neste período, foram quase cem projetos, que propiciaram a redução de 144 GWh no consumo de energia elétrica.

Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, é organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose (fibra curta, fibra longa e fluff), Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Conversão (papelão ondulado e sacos industriais), é referência mundial em manejo florestal, possui atualmente 18 unidades industriais. A Klabin também conta com escritórios comerciais em oito estados brasileiros, uma filial nos Estados Unidos, um novo escritório na Áustria, além de representantes e agentes comerciais em vários países.

Madepar

A história da Madepar iniciou em 3 de agosto de 1977, no Bairro da Penha, em Lages. A principal matéria-prima utilizada era a araucária, sendo que seus produtos eram comercializados, principalmente, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Com a exaustão comercial da araucária na região, a empresa passou a utilizar como matéria-prima o pinus. Em 1979, investiu em seu primeiro reflorestamento de pinus. Em 1983, a Madepar ampliou sua produção com a aquisição de uma nova serraria na Área Industrial.

Em 1987 adquiriu sua primeira unidade fabril, localizada também na Área Industrial transferindo sua sede para este local. Inicialmente fabricava painéis e portas de pinus, porém, diante das demandas do mercado, passou a fabricar portas, para exportação.

Malke

A Fruticultura Malke Ltda, atua no setor de fruticultura com produção, processamento, armazenagem, venda e distribuição de maçãs tanto no mercado interno quanto no mercado externo, desde 1979.  Atualmente, possui diversos pomares cultivados, e um conjunto de Câmaras e Packing House com capacidade de estocagem em câmaras frias de Atmosfera Controlada que proporcionam melhor conservação às frutas e permitem o escoamento do estoque durante todo o ano.

Suas frutas podem ser encontradas em todo o território brasileiro, bem como nos mercados europeu e asiático. A totalidade dos frutos comercializados pela Fruticultura Malke são exclusivamente de produção própria.

Minusa

A Minusa Tratorpeças possui 50 anos de tradição e inovação. É uma empresa de origem familiar. Um de seus principais alicerces é o investimento contínuo em tecnologia de ponta e na capacitação de seus colaboradores. Planeja suas metas com base em estratégias bem definidas, assim a empresa se mantém sólida e competitiva frente às adversidades econômicas e de mercado.

A Minusa produz em média 8 mil toneladas e peças acabadas por ano – a empresa trabalha no mercado de maneira segmentada. Fabrica material rodante para tratores de esteiras, escavadeiras, colhedoras de cana, soja e de arroz, equipamentos florestais, rodoviários, construção civil e de mineração.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com