Conecte-se a nós

Notícias

Eleitos de SC estão habilitados a exercer seus mandatos

Published

em

Foto: TRE-SC/ Divulgação

Os eleitos de Santa Catarina foram diplomados na tarde de terça-feira (18), em Florianópolis. A sessão solene ocorreu no Tribunal de Justiça de Santa Catarina e oficializou a eleição de deputados estaduais, federais, senadores e seus suplentes, e o governador comandante Carlos Moisés e sua vice Daniela Reinehr (PSL).

A diplomação se iniciou às 18 horas e, geralmente, tem início a chamada dos eleitos em ordem nominal e crescente de votação. Contudo, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, Ricardo Roesler, começou a solenidade convocando as cinco deputadas estaduais eleitas no Estado, em reconhecimento às mulheres na política.

Neste ano, a candidatura feminina foi tema da campanha “Mulheres na Política – Elas Podem. O País Precisa”, do TRE-SC, como forma de fomentar e contribuir para a superação de um desequilíbrio corrente na sociedade brasileira que, historicamente, limita a participação das mulheres nas esferas do poder, segundo o Tribunal.

Na sequência, os homens receberam o diploma, entre eles o deputado estadual eleito, Marcius Machado (PR). Esta é sua primeira vez no cargo, tendo concorrido pela segunda vez ao pleito e ganhando, agora, com 30.277 votos. No total, 40 deputados estaduais foram diplomados.

Federal

Seguindo a mesma convocação anterior, as deputadas federais eleitas foram chamadas a receber o diploma. A primeira diplomante foi a deputada reeleita Carmen Zanotto (PPS), que conseguiu 84.703 votos. Ela, ao lado de Marcius, vão representar a Serra Catarinense nas esferas federal e estadual, respectivamente.

Senado e governo

Participaram, também, do ato, os senadores eleitos, Jorginho Mello (PR) e Esperidião Amin (PP), além dos seus suplentes. Os últimos a receberem a diplomação foram o governador eleito Carlos Moisés e a vice Daniela Reinehr, do PSL. Em discurso, Moisés, diz “sentir honra pela diplomação e por ter ao seu lado a primeira mulher vice-governadora do Estado”.

O governador eleito reitera que vai cumprir as mudanças que prometeu durante campanha, em reconhecimento aos mais de 2 milhões de votos nas urnas. Aproveitou, também, para destacar as reformas que fará em seu governo, enxugando a máquina pública, e servindo ao público um sistema leve e mais econômico. “Trabalharemos muito para que Santa Catarina continue a prosperar”, completou. Ao todo, 64 pessoas receberam o diploma. A partir deste ato, os eleitos estão, oficialmente, habilitados a exercerem seus mandatos.

Diplomação: o que é?

Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da Junta Eleitoral.

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: