Essencial
Do you speak English?
Nos deparamos com várias palavras em outro idioma no nosso dia a dia. Pode ser nos estudos, trabalho ou férias. Por isso, estar familiarizado com outras línguas parece algo rotineiro. Atualmente, o aprendizado de outro idioma vai muito além de obter fluência, mas está ligado às exigências do mercado. Mesmo para quem atua regionalmente, o pensamento empresarial é global. Por isso, estabelecer laços com visões e culturas diferenciadas é fundamental para o crescimento do negócio.
Segundo a Analista de Recursos Humanos da Martello Gestão de Pessoas, Tauana Santos Fulgieri, cada vez mais empresas estão procurando recrutar profissionais que possam atender à expansão dos negócios internacionalmente, o que requer o domínio da língua estrangera. Redes de hotelaria, por exemplo, exigem no mínimo o inglês fluente, isso quando não solicitam outras línguas, como o espanhol.
Com essas informações em mãos, cada pessoa analisa a necessidade de uma nova língua, com um objetivo de médio ou longo prazo. “Para quem já preenche um currículo com conhecimento avançado em inglês, pode ser um diferencial competitivo, possibilitando oportunidades de engajamento promissor,” comenta ela, que também complementa com um percentual: “Cerca de 70% das nossas vagas, têm a exigência de outros idiomas. Vemos com muita frequência em cargos de gerência, supervisão, recepção de hotéis e turismo.”
Pensando nisso, as escolas de idiomas também estão se moldando às exigências de seus clientes. Além do crescimento profissional, o contato com outra língua traz a possibilidade do conhecimento de novas culturas, é assim que o empresário Robson Cruz, trata o assunto.
Proprietário da Escola de idiomas Camden, atua na cidade de Lages desde 1989, e desde o primeiro ano, leva seus alunos para um intercâmbio na cidade de Londres. A ideia é que eles possam imergir naquela cultura e voltar não apenas com um certificado internacional, mas também com todo conhecimento da cultura local.
E, em contato com outros empresários locais, Robson e sua esposa Núria Feuerschuette, viram a necessidade das empresas em ter profissionais qualificados, e abriram a possibilidade de aulas diferenciadas.
A escola, que atende em uma estrutura que se assemelha a uma casa, busca um ensino com ambiente agradável. “Aqui temos o direito de errar e aprender, além de se divertir e aprender o inglês,” comenta ele.
Além das aulas em turma, a Camden disponibiliza aulas Vips, com apenas um aluno e também o curso “incompany” atendimento empresarial. Nesta última modalidade, a empresa ajuda a custear o curso do funcionário de forma gradativa, conforme seu avanço nos módulos. “Desta forma funcionário e empresa ganham com a qualificação.”