Conecte-se a nós

Turismo

Dez pratos participam do 1º Festival Regional de Gastronomia em São Joaquim nesta quarta-feira

Published

em

São Joaquim, 23/06/2010, Assessoria deComunicação da SDR de São joaquim

 

Dez pratos a base de maçã participam do "1º Festival Regional de Gastronomia", promovido pela Gerência de Turismo, Cultura e Esporte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de São Joaquim.

 

O Festival acontece nesta quarta-feira (23), a partir das 18 horas, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), Minuano Catarinense, com entrada franca e é aberto à comunidade.

 

Na ocasião, os pratos serão apresentados passo-a-passo por seus idealizadores e avaliados nos quesitos: apresentação, originalidade, sabor, identidade, harmonização, fidelidade à receita, organização, higiene e manipulação.

 

A avaliação será feita por 11 representantes de entidades ligadas aos setores de turismo, gastronomia, entretenimento, viagens, nutrição, saúde e imprensa.

 

A gerente de Turismo, Cultura e Esporte da SDR São Joaquim, Angelita Camargo, explica que na avaliação terão peso maior os quesitos sabor, apresentação, higiene e manipulação. “A maçã é a protagonista do evento, então o sabor tem que estar evidenciado no prato. Além disso, como um dos objetivos é vender a gastronomia à base de maçã como produto turístico, é essencial manter padrões de qualidade e cuidar da aparência”, conclui.

 

A participação dos restaurantes e representantes do setor de gastronomia superou as expectativas da organização, com a inscrição de uma variedade de pratos que atende a diversos paladares. “Ficamos também surpresos com a valorização do concurso por outras regiões, pois houve a procura de interessados em participar de diversos municípios fora da Regional”, diz Angelita.

 

Um dos objetivos do Festival, segundo ela, é incentivar o mercado interno da maçã pelo consumo da fruta além da forma in natura, e o aperfeiçoamento da gastronomia regional.E além disso, contribuir na divulgação dos produtos já desenvolvidos a partir da maçã, como as passas, os licores, o fermentado e o vinagre, pela utilização nos pratos a serem apresentados.

 

Como resultados concretos dessa primeira edição, Angelita destaca o projeto cozinha itinerante e a formatação do Guia Gastronômico da Maçã. “A cozinha modulada, utilizada para o preparo dos pratos a serem apresentados durante o festival, posteriormente, estará à disposição dos demais municípios para outros eventos que fomentem a gastronomia na Região”, observa Angelita.

 

Já o guia, com publicação de três mil exemplares, contém foto dos pratos inscritos, os ingredientes e a indicação do local onde o turista, ou até mesmo a população, poderá degustá-los.

 

Na programação, além de acompanhar a elaboração dos pratos, o público poderá assistir apresentações culturais do grupo “Canta e Encanta”, da Invernada Artística do CTG Minuano Catarinense e do grupo de danças “Expressão”. Haverá ainda exposição de artesanatos e venda de produtos e pratos a base de maçã.

 

O evento é promovido pela SDR São Joaquim em parceria com o Trade Turístico e Gastronômico da Região, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina  (Epagri), e os apoiadores do 9º  Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Senafrut). Também apóiam o evento o Serra Catarinense Convention e Visitors Bureau, Sanfuji, prefeituras e cooperativas de produtores de maçã na região.

 

foto: Divulgação

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio
Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: