Geral

Derrame de notas falsas no comércio é boato

Published

em

Funcionária confere as notas com a caneta especial - Foto: Bega Godóy

A informação de que o Comércio de Lages havia recebido notas falsas de R$50, nos últimos dias, não se confirmou. O assunto nasceu nas redes sociais e ganhou os grupos de WhatsApp, que replicaram o alerta sem conferir a veracidade, por essa razão, a reportagem do CL procurou as polícias federal, militar e civil, as quais garantiram que nenhum caso foi registrado na cidade.

A reportagem também consultou um banco privado e um público, comerciantes da área Central  e ainda pessoas comuns, que transitavam pela região, e nada de concreto foi levantado.

Porém,  ninguém negou que o golpe não existe. Até relataram que em festas grandes, a exemplo da Festa do Pinhão, o registro de notas falsas é mais recorrente. A atribuição ao boato, segundo os comerciantes, se deve pela proximidade das festas de fim do ano, período no qual aumenta a circulação de pessoas em busca de presentes e consequentemente o fluxo de dinheiro.

É nessas horas que o cuidado deve ser redobrado para que consumidores e comerciantes não caiam no golpe de cédulas falsas. Para não deixar o período de maior ânimo do comércio se transformar em uma “cilada”, recomenda-se que os comerciantes e os trabalhadores se protejam por meio da conferência das notas, evitando que elas entrem nos caixas do comércio, de prestadores de serviço e nos bolsos dos consumidores.

Na loja Urbana Store do Shopping Serra, a funcionária Ana Paula dos Santos Pires tem a caneta detectora de cédulas falsas. A proprietária adquiriu duas e em três anos no comércio nunca foi vítima do golpe.

“Sempre confirmo a legitimidade da nota.  Passo na cédula e ela tem que ficar transparente para notas verdadeiras” , explica a comerciária que faz também a verificação pelo tato. Ela adianta que tem que se manter os procedimentos e não deixar de conferir as cédulas. Lembra ainda que estão disponíveis no mercado algumas ferramentas que auxiliam na segurança, como a caneta e a luz ultravioleta, com preços acessíveis. Conferir manual e visualmente as cédulas deve ser rotina.

Como identificar

As cédulas verdadeiras possuem itens de segurança facilmente identificados pelas pessoas, como a marca d’água, faixa holográfica, número escondido e alto-relevo, que são os mais comuns. A textura da cédula autênticas é diferente. O papel moeda é feito com fibras de algodão, que dão uma textura especial às cédulas.

clique para comentar

Deixe uma resposta