Esportes

Delegação de Lages conta com 77 competidores nos Parajasc

Published

em

A equipe da Apae foi a primeira a chegar a Caçador, cidade sede dos jogos - Foto: Divulgação

A delegação de Lages de paradesporto já começou a desembarcar em Caçador, no Meio-Oeste do Estado, onde participa dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc).

Ao todo, a cidade vai participar da competição com 77 paratletas, entre homens e mulheres. Lages terá competidores em cinco modalidades: atletismo, xadrez, tênis de mesa, bocha paralímpica e ciclismo.

Com 15 integrantes, a equipe da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) foi a primeira a desembarcar para as disputas, na segunda-feira (14). Nesta terça-feira, o grupo passará pela classificação funcional, em que profissionais qualificados, após exames, determinam o grau de classificação de cada competidor.

A entidade vai disputar as modalidades de tênis de mesa, bocha e atletismo. “Nossa equipe vem treinando desde o ano passado. Estamos bem preparados e temos esperança de medalhas em todas as modalidades que vamos disputar”, comentou o professor da entidade, Fabrício Matos.

Além da Apae, de Lages vão participar das disputas representantes da Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips), Associação Esportiva e Paradesportiva (Assesp), Associação Serrana de Deficientes Físicos (Asdef) e Associação dos Surdos. Nesta terça, está prevista a chegada do restante da delegação lageana ao local dos jogos.

Com 18 paratletas nas modalidade de bocha, xadrez e atletismo, a delegação das Asdef também está otimista. “Todos os representantes da nossa equipe têm chance de títulos. Esperamos fazer uma boa competição”, comentou Edilson Pereira dos Santos, o Bastião, professor da entidade.

Abertura oficial

Os Parajasc começaram segunda com a abertura oficial no Ginásio de Esporte da Escola Paulo Schieffler. A competição envolve atletas com deficiências física (DF), auditiva (DA) intelectual (DI) e visual (DV).

São cerca de dois mil participantes de 71 municípios que disputarão, até o dia 19, 12 modalidades: atletismo, tênis de mesa, xadrez, futsal, ciclismo, golbol, handebol em cadeira de rodas, xadrez, basquete, basquete em cadeira de rodas, bocha paralímpica e bocha rafa vollo.

Objetivos dos jogos

Organizados pela Fesporte, os Parajasc foram criados visando à inclusão e à integração de atletas com deficiência por meio do esporte. O evento tem como finalidade favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência e sua integração na sociedade pela prática esportiva adequada às necessidades especiais.

Ainda está entre as finalidades dos jogos proporcionar aos atletas a aquisição de experiências que venham enriquecer seus conhecimentos e facilitar a relação com o meio em que vivem, contribuindo para o exercício da cidadania, e propiciar o intercâmbio técnico e de gestão entre profissionais e dirigentes.

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com