Notícias

Defesa Civil alerta para risco de temporal nos próximos dias

Published

em

Foto: Patricia Vieira

A Defesa Civil Lages recebeu um boletim especial emitido pela Defesa Civil do Estado (Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastras/CIGERD) de previsão do tempo para a primeira semana de novembro.

De acordo com o órgão estadual nesta primeira semana de novembro, as condições de tempo se configuram para uma situação de tempo severo, com previsão de acumulados elevados e tempestades em grande parte do estado, principalmente no Oeste catarinense.

As áreas de instabilidade começam a atuar no decorrer deste sábado (2), com condições para pancadas de chuva, acompanhados de descargas elétricas entre as regiões do Planalto e Litoral Sul.

Ao longo da manhã e tarde de domingo (03), estas áreas de instabilidades se espalham para as demais áreas do estado, com potencial para temporais isolados.

Entre a noite de segunda-feira (04) e madrugada de terça (05), os modelos meteorológicos indicam a formação de células de tempestades, atingindo primeiramente a região do Extremo Oeste e se espalhando para as demais áreas do estado no decorrer do período.

A previsão é de temporais, acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento intensas e queda de granizo. Os volumes de precipitação previstos podem ficar acima de 70mm em grande parte do estado, com extremos acima de 150mm, principalmente nas áreas do Oeste.

Ao longo da terça-feira (05) a chuva persiste, perdendo intensidade, a partir de quarta-feira (06). Estas condições são provocadas pelo avanço de uma frente fria, combinada com os ventos quentes e úmidos que sopram da região da Amazônia (Jatos de Baixos Níveis) e instabilidades em médios e altos níveis da atmosfera que favorecem a formação de núcleos de tempestades explosivos, e consequentemente, aumentando o seu potencial de severidade.

“Estamos monitorando esta previsão que pode atingir todo o estado. Por determinação do prefeito Antonio Ceron nestes próximos dias estamos em estado de atenção e alerta. Se necessário, estaremos realizando o chamamento dos voluntários e servidores que foram capacitados para situações adversas, e assim, garantir um atendimento ágil e de forma segura para toda a população”, salienta o secretário executivo de Defesa Civil, Jean Felipe de Souza.

Jean explica ainda que a Defesa Civil Municipal não faz previsões do tempo. As orientações são repassadas pela Defesa Civil Estadual que dispõe dos equipamentos técnicos para este tipo de trabalho através do monitoramento meteorológico. “Assim que recebemos as informações já colocamos em prática o plano de prevenção, proteção e defesa, para que se confirmada as previsões, os danos e prejuízos sejam os menores possíveis”, comenta.

Em caso de emergência a população pode ligar para os números da Defesa Civil: 199 ou 98406 4037.

Fonte: Prefeitura de Lages

clique para comentar

Deixe uma resposta