Conecte-se a nós

Notícias

‘Darby’ alcançará categoria 3 no litoral do México

Published

em

México, 25/06/2010, (EFE)

O furacão "Darby" se intensifica "paulatinamente" e alcançará nas próximas horas a categoria 3 na escala Saffir-Simpson, de no máximo de 5, informou nesta sexta-feira o Serviço Meteorológico Nacional do México (SMN).

 

Às 7h no horário local (9h em Brasília) "Darby" se deslocava paralelo ao litoral do Pacífico mexicano, frente aos estados de Oaxaca, Guerrero e Michoacán com uma velocidade de 11 km/h, assinalou o SMN em seu último reporte.

 

O furacão fica a 400 quilômetros ao sul-sudoeste de Acapulco, um dos maiores destinos turísticos do país, com ventos sustentados de 165 km/h e sequências de 205 km/h.

 

"Darby" tem um olho de 19 quilômetros de diâmetro e gera ondas de 4 metros de altura em um raio de 165 quilômetros.

 

Pelas previsões do organismo, às 13h no horário local (15h em Brasília), o furacão terá ventos sustentados de 185 km/h e sequências de 220 quilômetros, o que significa que "Darby" terá alcançado a categoria 3.

 

Os estados que serão afetados com "chuva forte a intensa, além de vento moderado a forte e ondas elevadas na zona litorânea", são os de Oaxaca, Guerrero e Michoacán.

 

O SMN deixou de emitir informações sobre o furacão "Celia", de categoria 4, que se movimenta sobre a mesma linha, mas a centenas de quilômetros adiante de "Darby", e a mais de 1,2 mil quilômetros do território mexicano.

 

O sistema de Defesa Civil do México manifestou em comunicado que existe "uma grande incerteza quanto à possível trajetória deste ciclone tropical a mais de 72 horas".

 

No entanto, assinalou que tem "certeza" que "pode debilitar-se para tempestade tropical sobre a zona marítima ao sul de Guerrero, à tarde ou à noite" da próxima segunda-feira.


Foto: (EFE)

Anúncio
clique para comentar

Deixe uma resposta

Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: