Geral
Daniel Lucena se reencontra com o palco onde aprendeu a tocar
O ano era 1974 e um entusiasmado garoto de 14 anos começava a aprender as primeiras notas de violão em aulas que aconteciam nas salas localizadas na parte debaixo do palco da Concha Acústica, na Praça Joca Neves, em Lages.
Os anos se passaram e o entusiasmado garoto se transformou em um dos mais talentosos músicos de Santa Catarina. Esta sexta-feira, dia 22 de novembro, dia em que Lages comemora 253 anos, marca o reencontro do músico com o palco onde tocou seus primeiros acordes.
Ao lado da Expresso Rural, banda que o projetou e consagrou no cenário estadual, o lageano Daniel Lucena, 59 anos, sobe ao palco da Concha Acústica no show em homenagem ao aniversário de 253 anos de Lages, que acontece hoje, a partir das 19 horas.
Para ele, o momento será de saudosismo e nostalgia. “Foi na Joca Neves que aprendi a tocar violão, lá por 1974, 1975. Embaixo da Concha Acústica tinha a escolinha de violão do professor Juca Crebs, que era uma escolinha da prefeitura”, lembra emocionado.
Desde quando se tornou músico profissional e sua carreira foi projetada a níveis que o garoto de outrora jamais poderia imaginar, Daniel já tocou nas mais famosas casas de show do Sul do país. Porém, admite que nenhum lugar lhe provoca tantas emoções quanto se apresentar em sua terra natal e, especialmente, no palco onde aprendeu a tocar.
Desde a projeção da Expresso Rural, no início da década de 1980, Daniel só voltou ao palco da Concha Acústica em shows solo. Para ele, a experiência de subir em um palco que lhe traz tantas lembranças, acompanhado da banda que alavancou sua carreira como vocalista e compositor, é simbólica. “A escolha desse lugar, pra esse show, foi espetacular.”
Entre idas e vindas, a Expresso Rural está na estrada desde 1981. Já fez longas pausas e trocou de integrantes, mas nada disso representou o fim para os veteranos intérpretes de sucessos como “Nas Manhãs do Sul do Mundo” e “Certos Amigos”. A última vez que o grupo esteve em Lages foi em julho de 2017, quando se apresentou ao lado da Camerata Florianópolis, no Teatro Marajoara.
“Tocar em Lages é diferente porque é a minha terra. A gente sente que o pessoal tem uma identidade com o Expresso. Os shows sempre são bem calorosos. Pra mim, Lages é o lugar que tem mais energia do público porque é a minha casa”, completa.
Conhecida pelo seu som pop/folk/rock e figurando entre os grupos mais influentes do cenário musical catarinense, a banda Expresso Rural é considerada uma das criadoras do estilo “rock rural” no Brasil.
A atual formação do grupo conta com Daniel Lucena na voz e violão; Zeca Petry na voz, violão, guitarra e banjo; Paulo Back na voz, baixo elétrico e harmônica; Ricardo Malagoli na bateria; e Jack Moa também na voz e violão. Além disso, conta com a participação de Luciano Nogueira nos teclados, como músico convidado.
O show da Expresso Rural em Lages é uma promoção do Fort Atacadista, em homenagem ao aniversário da cidade. A agenda da banda neste final de semana inclui Biguaçu (na quinta-feira) e Brusque (sábado).