Turismo

CTGs de Lages se preparam para participar do Rodeio Internacional

Published

em

Foto: Divulgação

Faltam apenas sete dias para a maior festa tradicionalista da américa latina, o 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria. A festa que oferece atrações culturais, artísticas e campeiras, começa no dia 1° de fevereiro, na cidade de de Vacaria, no Rio Grande do Sul, e vai até dia o dia 9.

O evento será no Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz e terá diversas modalidades de danças tradicionalistas, torneio de laço, gineteadas, músicas e bailes, e Lages estará representada por meio da música e da dança.

Dos 27 Centros de Tradições Gaúchas (CTG) da cidade, cinco participarão da festa: Barbicacho Colorado, Planalto Lageano, Tauras da Serra e Anita Garibaldi. Conforme a auxiliar administrativa do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Gabriela de Souza Furtado,  alguns integrantes desses 27 vão com equipes de laço. 

Anderson Pereira, de 44 anos faz parte do CTG há 35 anos, e dá aulas de dança para vários centros de tradições. Segundo ele, os ensaios preparativos para as apresentações no rodeio estão rigorosos, pois falta pouco para o evento de Vacaria. 

“Há cinco anos faço parte do CTG Planalto Lageano, ensino as danças tradicionais e também a chula. É muito bom fazer parte de um CTG. É uma interação cultural, você desenvolve uma arte e representa seu povo. Estamos trabalhando bastante, com objetivo de passar a final, e conseguir estar entre os cinco primeiros na classificação.”

A jovem Brenda Mickaele de Matias, de 14 anos, é integrante do CTG Anita Garibaldi há cinco anos, e não é apenas de uma modalidade que ela participa, mas sim de várias: Violão solo, gaita, piano, intérprete vocal, declamação e também a dança.

“Sou a 2° Prenda Juvenil da 1° Região Tradicionalista, participo dos individuais. Fazer parte de um CTG é cultivar  a nossa tradição, sempre deixando ela cada vez maior e mais conhecida pelas novas gerações. Aqui aprendemos a conviver unidos”, comenta a jovem artista.  

Para ela participar do 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria é um momento muito importante, que exige preparação e dedicação e, por isso, ela está há dois anos se preparando para este momento.

“Pretendo fazer uma boa apresentação em todas as modalidades que vou participar. Darei o meu melhor. É uma honra estar representando Lages e o CTG Anita Garibaldi, que amo de coração. Sou grata aos meus pais por tudo, se não fossem eles, não estaria nesse ramo cultural”, conclui.

Desde os seis anos de idade, Mateus Kletke Arruda Antunes é dançarino do CTG Barbicacho Colorado. Hoje, com 28 anos, professor de Educação Física e também instrutor de dança da Invernada Adulta, ele comenta que o CTG é a família dele.

“Sempre estive envolvido desde que nasci, pois meus pais me levavam sempre. O CTG é trabalho, lazer, amizade e uma paixão que carrego desde sempre, toda minha família Arruda participou um dia, desde meus bisavós.  E, hoje, somos 12 só da família na invernada adulta, fora nas outras categorias. É um lazer que pais e filhos podem compartilhar as mesmas experiências”, conclui Mateus. 

Confira abaixo os ensaios

História do Rodeio

No dia 6 de abril de 1958, aconteceu o primeiro Rodeio Crioulo do CTG Porteira do Rio Grande, sob o comando do patrão Getúlio Marcantônio. O evento, que ocorreu em uma área pertencente à Associação Rural de Vacaria, hoje denominada Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz, serviu para comemorar o terceiro aniversário da entidade.

O primeiro rodeio foi intermunicipal, com a participação dos municípios de Bom Jesus (CTG Presilha do Rio Grande), Lagoa Vermelha (CTG Alexandre Pato) e Vacaria (CTG Porteira do Rio Grande). Houve provas de laço, pealo, rédeas e doma, além de apresentações folclóricas. O CTG Alexandre Pato foi o campeão de laço.

O fandango, à noite, teve a animação do sanfoneiro Chiquinho Guazzelli. Os três primeiros rodeios foram anuais e a partir da quarta edição tornou-se bianual. Atualmente, o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria é considerado a maior festa tradicionalista gaúcha, onde peões e prendas de todo o Brasil, e exterior, se reúnem para cultivar as tradições do nosso Estado. O evento acontece no Parque Nicanor Kramer da Luz, com disputa de provas artísticas e campeiras, além de diversos shows e bailes.

Para fazer a inscrição, acompanhar a programação, ver os valores dos ingressos  ou para mais informações, basta acessar o site (rodeiodevacaria.net). 

clique para comentar

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com