Esportes
Cristiane marca três e Brasil vence Jamaica na estreia da Copa do Mundo
Como acontece desde a primeira participação em Copas do Mundo de futebol feminino, a seleção brasileira estreou com vitória neste domingo (9). No Stade des Alpes, as brasileiras enfrentaram a Jamaica, em sua primeira Copa e com time jovem, e venceram por 3 a 0, com três gols de Cristiane, artilheira da competição. Desde 1991, a seleção estreia com vitória em Mundiais.
Sem contar com Marta, que se recupera de lesão, a seleção apresentou bom futebol ofensivo. Andressa Alves, camisa 7, e Cristiane, camisa 11, assumiram a responsabilidade e conduziram a seleção ao ataque. Cristiane abriu o placar e ampliou com assistências de Andressa. No segundo tempo, em cobrança de falta, a artilheira sacramentou a vitória brasileira após nove derrotas seguidas.
Com o resultado, o Brasil somou os primeiros três pontos, assumindo a liderança do Grupo C, à frente da Itália, também com três pontos. Já a Jamaica, sem pontuar, aparece em último lugar. A seleção volta a campo na quinta-feira (13), contra a Austrália, às 13h (de Brasília).
Com faro de artilheira, Cristiane decide
Cristiane não atuava pela seleção desde a Copa América de 2018, mas voltou mostrando seu faro de artilheira característico. Com o Brasil melhor em campo, a dupla Andressa Alves e Cristiane apareceu em grande estilo. No primeiro tempo, pelo lado esquerdo, a meia levantou bola na medida para a centroavante testar com estilo no canto esquerdo da goleira Schneider que não conseguiu chegar.
No segundo tempo, com apenas quatro minutos, Andressa foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. A bola sobrou nos pés de Cristiane, bem posicionada, que escorou para o gol; a defesa da Jamaica ainda tentou tirar, mas a bola já havia ultrapassado a linha. Antes de ser substituída, ainda deu tempo de Cristiane marcar o terceiro, em cobrança de falta.
A artilheira é do Brasil
Com o terceiro gol, Cristiane assumiu a artilharia isolada da Copa do Mundo. Superou a francesa Renard, a italiana Bonansea e a espanhola Hermoso (cada uma fez dois gols na primeira rodada). Com os gols, Cristiane chegou aos 10 gols em Mundiais, atrás apenas de Marta, com 15.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 3 X 0 JAMAICA
Data: 09/06/2019
Local: Stade des Alpes, Grenoble (FRA)
Hora: 10h30 (de Brasília)
Árbitro: Riem Hussein (ALE)
Assistentes: Kylie Cockburn (ESC) e Mihaela Tepusa (ROM)
VAR: Bastian Dankert (ALE)
Público: 17.688 (torcedores)
Cartões amarelos: Formiga (Brasil) e Plummer (Jamaica)
Gols: Cristiane aos 15’/1ºT, 4’/2ºT e 18’/2ºT (Brasil)
BRASIL: Barbara; Letícia, Kathellen (Daiane), Mônica e Tamires; Thaisa, Formiga, Andressa Alves e Debinha; Bia Zaneratto (Geyse) e Cristiane (Ludmila)
Técnico: Vadão
JAMAICA: Schneider; Bond-Flasza, Plummer, A. Swaby e Blackwood; C. Swaby, Solaun, Sweatman; Matthews (Brown), Shaw e Carter (Cameron)
Técnico: Hue Menzies
FONTE: UOL Esportes