Conecte-se a nós

Geral

Cooperlages pretende ampliar a coleta seletiva

Published

em

Foto: Patrícia Vieira

Desde de janeiro, a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lages (Cooperlages), conta com o repasse mensal de R$ 44 mil, através de convênio com a Prefeitura de Lages. “Os recursos estão sendo aplicados na reforma e ampliação do barracão da entidade”, conta a presidente da instituição, Neuzita dos Anjos.

Além de recursos financeiros, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, também disponibiliza três caminhões para a coleta, com a manutenção mecânica e abastecimento de combustível. Mesmo assim, ainda não é o suficiente para suprir a demanda dos 35 bairros de Lages. Por isso, três novos caminhões deverão ser contratados.

Em Lages, 100 toneladas de materiais são encaminhados por mês para a Cooperlages por meio da coleta seletiva, mas somente 30% são aproveitados. A população ainda insiste no hábito da segregação inadequada do lixo em casa, sem se dar conta de que o lixo orgânico não pode ser misturado ao seco, eliminando sua utilidade.

De acordo com Neuzita, desses 35 bairros, apenas de um é possível aproveitar 100% do material. “O Petrópolis é único bairro, onde os moradores fazem a separação adequada do lixo reciclável. Pedimos a população para que tenha esse cuidado especial de separar e deixar nos dias corretos”.

A Cooperlages é responsável pelo processo de coleta seletiva de todo tipo de plástico, papel e metal, além do transporte, separação e comercialização desses materiais. A cooperativa, com barracão localizado na Rua Bernardo Gonçalves Küster, bairro São Miguel, possui esteira, prensa e balança para o processamento de resíduos.

Ampliação

Vencedora da licitação, a cooperativa será a responsável pela coleta, processamento e destinação adequada dos vidros e pneus, a partir de agora. A Cooperlages conta, atualmente, com 36 cooperados. Número que também deve ser ampliado com a contratação de mais três caminhões de coleta. Com isso, pretende ampliar para praticamente toda a área urbana de Lages.

Anúncio
Anúncio

Capa do Dia

Anúncio

Facebook

%d blogueiros gostam disto: