Geral
Cooperativa de Maçã tem vazamento de gás amônia durante a madrugada em São Joaquim
O Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de vazamento de gás amônia numa das câmaras da Cooperativa Agrícola Frutas de Ouro, às margens da SC-110, na área industrial de São Joaquim. O vazamento foi identificado por volta das 3h30 da madrugada de segunda-feira (15).
Auxiliados por um funcionário da empresa, os bombeiros chegaram ao ponto central do vazamento. Utilizando roupas específicas e cilindros de oxigênio, desligaram as válvulas, contendo a proliferação do gás amônia, utilizado para a refrigeração em câmaras frias. Ninguém se feriu. Como o incidente ocorreu de forma isolada, a empresa está operando normalmente desde a manhã de segunda.
Muito utilizada no passado, a amônia nunca esteve totalmente fora de uso no meio industrial, em virtude de suas propriedades termodinâmicas, mesmo tendo perdido espaço com a introdução dos clorofluorcarbonetos (composto baseado em carbono que contém cloro e flúor), dos hidrofluorcarbonetos (gases de refrigeração contendo hidrogênio, flúor e carbono) – ambos causam danos à camada de ozônio – e dos dióxido de carbono subcríticos.
Assim, pelo fato de ser barata e eficiente, é um dos compostos químicos mais utilizados no processo de refrigeração industrial nas câmara frias de São Joaquim e, consequentemente, é uma das que mais geram riscos de escape, tanto é que os bombeiros joaquinenses tem um notável histórico de atendimento característico deste tipo de vazamento.
Fonte: São Joaquim Online